Conheci a personagem de hoje num evento de inovação, o South Summit, no mês passado, na Capital. Ela estava lá prestigiando outras empreendedoras da Restinga, a Karol e a Gabi, que contavam suas histórias no painel A Potência do Empreendedorismo de Favela. Eu estava lá assistindo e, na saída, nos encontramos. Ela faz parte do grupo Empreendedoras da Restinga, e eu já tenho uma admiração antiga por essas mulheres. Todas têm uma história incrível e estão conseguindo realizar o sonho de empreender. A Tati é uma delas. Depois de viver 12 anos na rua, hoje ela é diretora do Sabão da Tinga.

Foi assim

“Durante mais de uma década, passei por uma situação de vulnerabilidade e vivi na rua. Entre muitas coisas que aconteceram nesse período, conhecer a reciclagem foi uma das legais. Através dela, descobri a coleta de óleo. Vi que tinha muito potencial a ser explorado e que poderia virar negócio.”

O negócio

“Eu e meu esposo, Rodrigo Morais, idealizamos e tornamos real o Sabão da Tinga. Somos negros, periféricos e vimos na sustentabilidade a oportunidade de fazer a diferença, unindo solidariedade, cidadania e empreendedorismo. O projeto conta com o apoio de estabelecimentos comerciais da própria Restinga, que doam o óleo de cozinha usado na produção do sabão.”

Como funciona

“Na prática, o Sabão da Tinga é um projeto de ação social e ambiental que visa a capacitação de mulheres em situação de vulnerabilidade para fazer sabão a partir do óleo de cozinha usado. O produto que seria descartado incorretamente, causando poluição e danos à natureza, vira sabão. Comercializado, gera renda e autonomia financeira para as participantes.”

Ajuda a natureza

“O projeto também busca conscientizar sobre a importância da reciclagem e da sustentabilidade, evitando que milhares de litros de óleo sejam jogados na natureza. Para se ter ideia, um litro de óleo descartado de forma incorreta contamina em torno de 20 mil a 25 mil litros de água. Não fazemos somente sabão, nós contribuímos para o meio ambiente.”

Daqui pra frente

“Minha motivação é minha família, meu esposo Rodrigo, meu irmão Ismael, minha mãe Auracelia e meus filhos. Daqui pra frente, quero fortalecer ainda mais o Sabão da Tinga, pois está dentro de uma comunidade com anos de luta e está agregando valor às pessoas que vivem ali.”

Recado da Cris

“O que nos define é a forma como nos levantamos depois da queda.”