“Com certeza o momento mais difícil foi quando decidi abandonar a faculdade e seguir o meu sonho de empreender.” Essa fala é mais comum do que a gente imagina. Quantas pessoas tu conheces que precisaram de coragem para decidir entre seguir o caminho da estabilidade ou se jogar para realizar o sonho do próprio negócio? Não são poucas. Com a personagem de hoje foi assim, e, há mais de uma década, ela segue firme. Com vocês, Eliana Silva, 31 anos, mãe de dois filhos e moradora do bairro Nossa Senhora de Fátima, em Santa Maria.

Foi assim

“Durante três anos, me dividi entre a faculdade de Zootecnia, na Universidade de Santa Maria, e o empreendedorismo. Optei por trancar o curso e seguir meu sonho de transformar um hobby, que eram os bordados, em uma marca com história, significado e conexão com os clientes.”

Meu negócio

“A Pampa e Flor tem 11 anos. Sou pioneira na reprodução da estampa em bordados feitos a mão. Vendo também peças no tear industrial, como mantas e cachecóis. Tenho uma linha exclusiva para confecção de peças do vestuário, unindo a Guarda Pampa (Mapuche) a peças para o ambiente urbano.”

Eliana resolveu empreender. Arquivo Pessoal / Arquivo Pessoal

O começo

“O que me fez iniciar foi o pioneirismo da estampa Mapuche, bordada a mão. Só eu trabalho com esse tipo, aplicado em bolsas personalizadas. Viajei para várias cidades, para divulgar a Pampa e Flor e, hoje, tenho clientes que me acompanham desde o início.”

Desafio

“Com certeza, o momento mais difícil foi a decisão de abandonar a faculdade e seguir com a marca. Apesar de não estar feliz com o curso, a insegurança era grande. Empreender não era tão fácil como é hoje em dia, o uso das redes sociais facilita muito o processo.”

Motivação

“Os maiores incentivadores foram minha família e amigos. E, pelos meus filhos, não desisto dessa montanha-russa que é o empreendedorismo. Não posso deixar de citar meus clientes, que me impulsionam a seguir e ir além, assim como meus parceiros, que embarcam comigo na produção e criação de algumas peças.”

Daqui pra frente

“Penso que não temos que ter limite para os nossos sonhos. Tenho vários projetos para realizar, sempre buscando tornar a Pampa e Flor uma referência em estilo, qualidade e autenticidade. Aos poucos, estou conseguindo atingir minhas metas e sei que conseguirei levar minha marca cada vez mais longe.”

Se quiser conhecer um pouco mais sobre o trabalho da Eliana, pode conferir no Instagram @pampaeflor.

Recado da Cris

“Se o coração está em paz é porque a escolha foi certa”.

Leia também: CONCURSO CULTURAL: MÓVEL DE PRÊMIOS.