A personagem de hoje precisou mudar a rota dos seus planos. Depois de quase duas décadas trabalhando com carteira assinada na área de contabilidade, a paixão pela confeitaria foi a saída para driblar a crise. Com vocês, Vanessa Abreu, 40 anos, moradora do bairro Estância Velha, em Canoas, e proprietária da Vó Maria Bolos Caseiros.

Foi assim

“Trabalhei como técnica contábil por 18 anos. E durante dois, trabalhei com as duas atividades em paralelo, mas, na pandemia, fui demitida e tive que fazer o plano ‘B’ da confeitaria ser a principal fonte de renda da minha família.”

Desafio 

“Meu momento mais desafiador está sendo este ano, de 2023. Vínhamos com um crescimento de 10%, mas já estamos enfrentando um retrocesso. As vendas diminuíram significativamente, e o preço dos insumos que utilizo está aumentando a cada dia. Pelo que vejo com outros microempresários, é uma questão que todos estão enfrentando.”

Meu negócio

“A Vó Maria Bolos Caseiros é uma confeitaria afetiva, em que produzo bolos caseiros, bake box de doces e café da manhã e bolachas artesanais. O que me motiva é o propósito de fazer a diferença com produtos exclusivos e deliciosos, que servem para criar memórias, tanto em um simples café como em um presente cheio de significado e amor.”

Desafios

“Quando tudo parecia engrenar, veio a pandemia, momento de extrema dificuldade física, emocional e financeira. Tivemos que fechar as portas em junho de 2020. Até que, um dia, decidi reativar o ateliê, era isso ou perderia para a ansiedade e a crise de pânico. Vi nas redes sociais a saída para driblar a crise.”

Ser empreendedora 

“O melhor de empreender, no meu caso, foi a liberdade de horários, a autonomia de criação e mostrar que vai muito além do dinheiro. É um amor pelo que se faz, que a cada dia dá mais força para seguir em frente, mesmo com todas as adversidades. Ainda há muita discriminação para os pequenos empreendedores como eu. Hoje, tudo que compramos tem que ser à vista, pois as instituições não se modernizaram para nos atender.”

Bake box de doces e café da manhã é um dos produtos que Vanessa vende. Arquivo Pessoal / Arquivo Pessoal

Daqui pra frente

“Estou focada em 2024 e desejo um ano extraordinário. Para isso, vamos trazer muitas novidades para os clientes, com novos produtos, sabores e experiências. Seguiremos atendendo somente por encomendas, pois nosso conceito é entregar um produto fresquinho e novinho, assim como era na casa das avós.”

Para conhecer as delícias que a Vanessa produz, confere no Instagram @vomariabolo.

Recado da Cris

“Faça o que ama e suas chances de sucesso triplicam.”