A personagem de hoje vem do litoral e é uma vencedora. Eu sei que todas as mulheres que empreendem trazem uma história e, muitas vezes, tem a ver com superação, oportunidade e até mesmo sofrimento. Esse foi o ponto que fez a Jaque criar coragem para empreender no ramo da beleza. Com vocês, Jaqueline da Rosa, 31 anos, moradora de Capão da Canoa e proprietária do Salão Rainha dos Cabelos.

Foi assim

“Eu, antes de entrar para essa área, era uma secretária no ramo imobiliário. Vim de família pobre, morava em um bairro simples da cidade e achei que sempre seria assim a minha vida. Até que meu cabelo caiu, história de toda mulher preta. E eu tive que dar um jeito. Comecei a empreender com tranças.”

O negócio

“Para começar o negócio, o gatilho foi a minha separação. Separei repentinamente e tive que me virar. Voltei a empreender com tranças. Montei um negócio pequeno com a ajuda do meu irmão mais novo e comecei a atender com apenas quatro pessoas.”

Foi difícil

“Meu momento mais difícil foi quando esse irmão teve um acidente de carro na Estrada do Mar e morreu. No ano passado, me deixou sozinha na vida e nos negócios. E eu continuei. A pessoa que mais me motiva é a minha avó. Ela disse uma vez para eu abrir um salão. Em abril desse ano, ela nos deixou, mas ainda me sinto motivada, acho que ela me abençoa lá de cima.”

Jaque virou a rainha dos cabelos. Arquivo Pessoal / Arquivo Pessoal

Empreendedora

“O melhor de empreender é ter a chance de mudar algumas vidas. Hoje, a Rainha dos Cabelos, fora os 14 colaboradores, gera outros empregos. Temos um projeto social, chamado Majestade, em que, a cada dois meses, fazemos algo para a comunidade sem cobrar nada. Fizemos carreteiro solidário e festa para crianças.”

Desafios

“Acredito que um dos desafios de empreender é saber que as pessoas dependem de mim de alguma forma. Fora isso, preciso aprender a não levar para a vida pessoal as histórias dos outros, isso me atrapalha um pouco. Eu sei que, muitas vezes, nossas histórias pretas não são fáceis, mas preciso me controlar e não pegá-las pra mim.”

Daqui pra frente

“A Rainha dos Cabelos tem dois anos e já conseguimos ir para um prédio de 180 metros quadrados. Tenho uma equipe unida, uma loja especializada em afro, um projeto social e famílias que se sustentam de um negócio que eu criei na dor. Estou plantando ainda pra colher. O litoral é pouco para nós… Queremos empoderar mulheres em todo os RS.”

Para conhecer mais o trabalho da Jaque, entre no Instagram @oficialrainhadoscabelos.

Vai ter feira

Mais uma feira de Natal acontece nesse sábado, das 11h às 16h. É a Renova Feira Autoral, com música ao vivo, recreação infantil e cerveja artesanal, além de marcas autorais e presentes criativos. Será no Shopping Granville (Wenceslau Escobar, 1.973, bairro Cristal), na Capital.

Recado da Cris

“Na vida de uma vencedora não existem problemas, existem desafios”.