Uma vez eu ouvi que a atitude é como a pontuação de uma frase, ou seja, pode mudar tudo. Vai dizer que não é assim? Só a atitude consegue nos colocar em lugares que sonhamos, trabalhar com coisas que projetamos… Porque, se não for com atitude e coragem para agir, a gente fica no mesmo lugar. 

A personagem de hoje teve muita atitude e se jogou para recomeçar sua história no empreendedorismo. Com vocês, Sabrina Rodrigues Alves de Ávila Gomes, 37 anos, mãe de dois, moradora de Eldorado do Sul e proprietária do CHIC Ateliê Criativo. 

Na CHIC. Arquivo Pessoal / Arquivo Pessoal

FOI ASSIM

“Eu me dividia entre o artesanato, como renda extra, e o trabalho CLT. No trabalho com a carteira assinada, além de sofrer com o racismo, também me via condicionada a ser menos do que eu gostaria de ser. A verdade é que eu entendi de uma vez por todas que não poderia esconder meu talento atrás de uma mesa e de um computador e resolvi me dedicar ao artesanato. Sei que estaria melhor emocionalmente, e até financeiramente.”

CORAGEM

“Decidi abandonar a CLT de vez com grande apoio do Claiton, meu marido e pai dos meus filhos. E resolvi me jogar no empreendedorismo. A CHIC nunca foi apenas uma loja, viver do meu artesanato era algo que desejava para mim, mas queria isso também para outras criativas. E a loja/movimento CHIC Bazar foi crescendo, realizamos eventos de empoderamento feminino junto à loja e, inclusive, feiras.”

MEU NEGÓCIO

“A CHIC Ateliê Criativo é uma loja online. Nossa produção artesanal tem como meio de venda a Internet e as redes sociais, onde vendemos nossos produtos feitos em EVA e papelaria. Mas a CHIC é mais do que uma loja, ela nasceu para ser movimento de incentivo a empreendedoras criativas e assim segue até hoje.”

Sabrina: “Resolvi ser eu mesma”. Arquivo Pessoal / Arquivo Pessoal

DESAFIOS

“Quando tudo parecia engrenar, veio a pandemia, momento de extrema dificuldade física, emocional e financeira. Tivemos que fechar as portas em junho de 2020. Até que, um dia, decidi reativar o ateliê, era isso ou perderia para a ansiedade e a crise de pânico. Vi nas redes sociais a saída para driblar a crise.”

EU SOU ASSIM

“Via muitas artesãs maravilhosas nas redes sociais, mas nenhuma me representava. E, depois de muito ser travada e tentar me encaixar nos ditos ‘padrões’, resolvi ser eu mesma. Na internet, compartilho dicas sobre empreendedorismo, de vendas, passo a passo e, principalmente, a realidade de uma empreendedora mãe, preta, esposa, filha, artesã, dona de casa, enfim, quem eu sou.”

DAQUI PRA FRENTE

“Tenho recebido o retorno de pessoas tanto do RS, quanto de todo o Brasil e, inclusive, do Exterior, que dizem que sou inspiração para elas. Hoje, concilio o meu fazer artesanal, as palestras e incentivos por meio de lives. Com o bordão ‘Já passou seu batom hoje e foi entregar seu melhor ao mundo?’ que estou transformando o meu mundo e o mundo de tantas outras pessoas.”

RECADO DA CRIS

“Atitude é uma pequena coisa que faz uma grande diferença.”