Encontre apoio e saiba como se posicionar diante de pessoas e ambientes tóxicos. Foto: Mateus Bruxel / Agencia RBS / Agencia RBS

Nesta semana, fiz um desabafo no meu perfil no Instagram, que acabou comovendo inúmeras seguidoras, de diversas idades, ao se identificarem com a postagem:

“Mulheres que criticam outras mulheres pela forma como se vestem, pela maquiagem que usam, pelo procedimento estético que resolveram fazer para melhor ainda mais sua autoestima: apenas parem. Eu, no auge dos meus 33 anos, ainda com uma longa caminhada pela frente, já sofri críticas duras, chorei escondido por causa de fofocas no ambiente de trabalho, passei raiva por não entender por que o meu jeito incomodava tanto e sempre me calei, guardei pra mim. Tudo isso aconteceu comigo nos bastidores, onde as câmeras não pegam, longe de todos, para não mostrar fragilidade. Hoje, estou me expondo porque me tornei mais forte, estou mais segura, não me importo mais com a opinião de quem só fala para prejudicar, sem intenção alguma de ajudar ou colaborar para o meu crescimento”.

Resolvi trazer a discussão para cá, para que as minhas leitoras, que estão passando ou já passaram por isso, encontrem apoio e saibam como se posicionar diante de pessoas e ambientes tóxicos. Em tempo: nunca deixe alguém tirar o brilho dos seus olhos!

Relatos de seguidoras no Instagram

“Eu também já fui muito criticada por ser um pouco gordinha e usar roupas coladas, mas me sinto bem assim. Hoje, não dou mais bola pra nada, até porque ninguém me pergunta se eu quero ajuda. Chega. Então, goste ou não, eu sou assim, me amo assim e pronto.”

“Já sofri com isso quando me tornei (uma pessoa) pública. Trabalhava com comunicação, tinha uma imagem nas redes sociais. Na época, não soube lidar e desisti da profissão com que sonhei desde criança: ser jornalista, produtora. Me afastei e nunca mais tive oportunidades. Hoje, trabalho em algo que não gosto, tenho depressão e ainda sofro calada, quieta, aqui dentro de mim.”

Como lidar com isso?

A psicóloga Andréa Alves, colunista do DG na seção Falando de Sexo, explica como podemos nos posicionar a respeito de críticas tóxicas no ambiente de trabalho.

/// Uma das melhores maneiras de lidar com isso é entender quais são seus objetivos, tê-los claros em mente, pensar no que quer para a vida e saber que existe espaço para todo mundo. Querer crescer e ocupar um lugar de destaque, ter sucesso profissional, é super positivo. Quando for construir o seu caminho, pense em você, não no outro. Faça por você, pelo seu desejo de alcançar sucesso, com dedicação, estudo e tudo o que for necessário para ocupar a posição que deseja.

/// Evite o contato com pessoas que ficam o tempo todo minando as relações, falando mal dos outros, nutrindo um ambiente de intriga, fofoca e mal-estar. Provavelmente, essas pessoas também devem falar mal de você pelas costas!