A história de hoje é de uma amiga que passou por uma transformação linda na sua carreira. Eu acompanhei o trabalho dela durante muitos anos como tatuadora, artista plástica e pintora. Ficamos um tempo sem nos falarmos, mas as redes sociais me traziam um pouco do que estava fazendo. E, como sempre conversávamos muito sobre realização profissional, eu sabia que ela estava inventando alguma coisa. E estava mesmo. 

Depois de anos como tatuadora artística, ela encontrou um jeito especial de unir a arte a uma necessidade de muitas mulheres. Com vocês, Deise, 42 anos, gaúcha de Canoas e proprietária da “Deise Linhares Reconstrução de Aréolas”. 

FOI ASSIM 

“Sou artista plástica e tatuadora, trabalhava só com tatuagens artísticas havia mais de oito anos, mas sempre senti que faltava um propósito maior. Minha transformação se deu quando perdi minha sogra para o câncer de mama. Acompanhando todo o sofrimento dela, vendo sua expressão ao se olhar no espelho, sentindo-se mutilada, com sua autoestima lá embaixo, senti que poderia ajudar de alguma forma através da minha arte.”

MEU NEGÓCIO

“Além das tatuagens, hoje faço reconstrução de aréolas. O processo é muito similar a uma tatuagem tradicional, mas com anestésico, para total conforto. Além de ser muito rápido, em média de 40 a 60 minutos, tem um resultado imediato.”

Deise. Foto: Arquivo Pessoal / Arquivo Pessoal

O COMEÇO

“Fui estudar uma técnica de reconstrução, trata-se de uma tatuagem realista feita em mulheres que perderam suas aréolas e mamilos, no decorrer do câncer de mama ou por cirurgia estética. E assim começou meu trabalho, ressignificando toda a dor e abrindo um novo ciclo na vida dessas mulheres. Infelizmente não consegui fazer isso pela minha sogra, mas com certeza farei por muitas outras mulheres, devolvendo a autoestima e o prazer de se olhar e sentir-se feminina novamente, segura com seu corpo lindo.”

INSPIRAÇÃO

“Minha inspiração é ver o sorriso dessas mulheres ao se olharem no espelho, me motiva a seguir em frente todos os dias, buscando sempre a perfeição, a satisfação de ser útil e contribuir transformando vidas através da arte.”

DESAFIOS

“Quando senti o chamado para realizar esse trabalho, fui estudar a fundo casos cirúrgicos, muitos com necrose total das aréolas. Foi muito difícil ver tantos casos e não me envolver emocionalmente, pois é mais comum do que podemos imaginar a porcentagem de mulheres que sofrem essas intercorrências cirúrgicas.”

Quem quiser conhecer o trabalho da Deise pode acompanhar no Instagram, lá no @deiselinharesart.

RECADO DA CRIS

“A arte existe para que a realidade não nos destrua.”