Com muitos produtos e informações disponíveis sobre cuidados com a pele do rosto, é fundamental saber por onde começar a rotina de skincare. Independentemente do tipo de pele, limpeza, hidratação e proteção são os principais protocolos a seguir.

A biomédica Maíra Duarte fala sobre esses três principais processos, para que possamos praticar o autocuidado de forma simples, sem gastar muito tempo e dinheiro. 

A dica é começar uma rotina de skincare aos poucos. Foto: Liubov Levytska / stock.adobe.com / stock.adobe.com

Limpeza 

A recomendação é limpar o rosto duas vezes ao dia, pela manhã e à noite, com um bom sabonete facial – indicado para o seu tipo de pele – ou espuma de limpeza. É um cuidado indispensável para evitar formação de cravos e espinhas, pois conseguimos eliminar resquícios de maquiagem, poluição, impurezas da pele e bactérias.

Proteção

A utilização de filtro solar é essencial para a finalização do autocuidado. É preciso usá-lo mesmo sem exposição ao sol, por conta do efeito das luzes dos ambientes. Recomenda-se o retoque ao longo do dia, de quatro em quatro horas. Vale optar pelo filtro solar com cor, pois substitui a base e protege ainda mais de raios solares e luzes das telas, como celulares e computadores.

Hidratação 

É importante ressaltar que todas as variações de pele devem ser hidratadas. Ainda existe um mito de que pele oleosa não precisa de hidratação, quando, na verdade, precisamos escolher o produto certo para obter o resultado desejado. A dica é investir na compra de um sérum hidratante. Ele é perfeito para iniciantes no processo de skincare por ter uma textura mais seca e cobertura leve. Também pode ser usado antes da maquiagem! Na hora de escolher, fique de olho nos componentes que constam na embalagem e confirme se tem vitamina C, pois é um excelente antioxidante: 5% na composição costuma ser o ideal.