Eu sou fã de lojas colaborativas e descobri recentemente mais uma, o Studio Criar, em Porto Alegre. Ela é composta por marcas artesanais, autorais e pequenos empreendedores. Funciona como um espaço coletivo, onde os parceiros comercializam diretamente seus produtos. O Studio Criar fundamenta-se no conceito de economia colaborativa, onde os parceiros compartilham custos e divulgam seus produtos em um espaço físico bem localizado e com boa estrutura. 

COMO FOI

“O projeto inicial do Studio Criar ocorreu em 2020, com sede no complexo Ipanema Sports, na Avenida Coronel Marcos, 2.353, Porto Alegre, e administrada por três sócias: Fatima Campos, Clarisse Tarantino e Karine Bittencourt. Nosso desejo, ao criar a loja, além de nos ocuparmos, já que duas de nós já éramos aposentadas, foi de montar um espaço pra mostrar nossos produtos e também de outras marcas que não podiam se bancar sozinhas.”

A turma. Foto: Arquivo Pessoal / Arquivo Pessoal

O COMEÇO

“Tímidas, mas cheias de vontade e muito alto astral, a gente deu o ‘peitaço’. Começamos com 15 marcas, fomos organizando feiras, mais marcas foram chegando, completando as 30 que temos hoje. Além da loja física, também oferecemos para nossos parceiros uma feira por mês, sem custo algum, com o objetivo de maior movimentação de vendas.”

LOJA DE RUA

“Com o crescimento deste estilo de negócio, houve a necessidade de oferecer aos nossos parceiros uma loja de rua. Recentemente, inauguramos a segunda unidade do Studio Criar, na Rua Henrique Dias, 107, bairro Bonfim, com 60 marcas. Agora, com mais duas sócias, Manoela Bartell e Helena Rovani, montamos um time, tentando introduzir no mercado conceitos novos, como colaborativo, sustentabilidade, criatividade, consumo consciente, economia criativa.”

QUER FAZER PARTE? 

“Se ainda não tivermos o produto na loja (procuramos não repetir segmentos), mediante a um aluguel, um percentual sobre as vendas e um contrato, a parceria é firmada. Somos uma vitrine para marcas que gostariam de comercializar seus produtos de forma direta. Organizamos, administramos, fazemos o marketing e vendemos. Ainda bem que somos cinco!”

Uma das lojas. Foto: Arquivo Pessoal / Arquivo Pessoal

GRANDE CONEXÃO

“Vale ressaltar que o Studio Criar trouxe, desde a sua criação, uma vasta troca de experiências e inúmeras colabs entre marcas, fazendo-as se fortalecerem cada vez mais no mercado. Movimentamos, mensalmente, 90 núcleos familiares diretamente e milhares indiretamente, e já foram comercializados mais de 10 mil produtos.”

DAQUI PRA FRENTE 

“Queremos impulsionar o comércio local, incentivar o consumo consciente e valorizar o trabalho feminino. Nosso propósito é trazer personalidade, valorização do fazer a mão, do autoral e dar significado a cada peça que enviamos para alguém. Vendemos muito mais que produtos, vendemos histórias.”

Entre em contato com as gurias através do @criar.colab no Instagram. 

Evento solidário

Neste sábado (26), das 10h às 14h, tem evento para combater a pobreza menstrual e estimular a prática de treinamento físico. Será no bairro Boa Vista, no Florescer centro de autocuidado feminino, com nove aulas ministradas (yoga, dança integrativa, dança do ventre, ballet, pilates, LPF, pole dance, twerk e artes marciais).

Para participar, basta levar um pacote de absorventes, que será doado para instituições. O endereço é Rua Alameda Raimundo Corrêa, 168. Para obter mais informações, ligue: (51) 99351-8641.

RECADO DA CRIS 

“O segredo da colaboração está em fazer não apenas a sua parte, mas ajudar aqueles que estão ao seu redor.”