No inverno, precisamos usar roupas pesadas, que ficaram guardadas desde o ano passado. Devido à falta de luz e ventilação, além da umidade acumulada ao longo dos meses, é possível que as roupas estejam com mau cheiro, mofo ou bolor. Para facilitar a transição das peças de verão para as de inverno, o especialista Elvis Barreto propõe algumas dicas para reviver essas roupas que ficaram no armário por tanto tempo.

Roupas guardadas por muito tempo precisam de atenção especial Foto: Pixel-Shot / stock.adobe.com / stock.adobe.com

1. Em primeiro lugar, é importante fazer uma revisão do guarda-roupa e avaliar quais peças devem ser mantidas ou doadas. Em seguida, identifique aquelas que requerem cuidados especiais e realize os reparos necessários, como pequenos remendos ou a reposição de botões. Por fim, verifique as etiquetas das peças para separá-las entre aquelas que podem ser lavadas na máquina e as que exigem cuidados manuais.

2. O próximo passo consiste em arejar as roupas, a fim de eliminar o cheiro de “guardado”. Contrariamente à crença popular, expor as peças ao sol não é a melhor solução, pois o calor pode fortalecer a presença de ácaros. O ideal é deixar as roupas arejando em locais sombreados e ventilados. Para peças de lã e tricô, uma alternativa é colocá-las em um saco plástico.

3. Ao revisar as roupas, é provável que você encontre aquelas temidas “bolinhas de desgaste”. São formadas quando as fibras se juntam e criam pequenas esferas de tecido, geralmente em áreas de maior atrito, como punhos e axilas. No entanto, esse problema pode ser facilmente resolvido com o auxílio de uma esponja de cozinha. Utilize a parte áspera para remover as bolinhas, só não esfregue com muita força.

4. Para que as peças se mantenham cheirosas e bem cuidadas durante toda a estação, é importante lavar com produtos apropriados, que ajudam a preservar as cores e a integridade de cada tecido. Observe as instruções de lavagem indicadas nas etiquetas e siga à risca.

5. É importante mencionar que peças de couro não devem ser lavadas, mas é possível restaurar sua maciez e aroma utilizando um pano umedecido com óleo de amêndoas. Evite guardar as peças em capas plásticas, pois isso pode ressecá-las.