Tanto para o dia a dia quanto para um evento especial, as sobreposições podem salvar um look. De peças mais pesadas e clássicas, como as jaquetas, até uma simples segunda pele, esse truque ganha destaque na hora das produções e promete fazer a diferença. Pensando nisso, Indira Magalhães, coordenadora de estilo da Caedu (empresa de vestuário e moda de São Paulo), lista os principais modelos para apostar. 

Tendência ganha força no frio

Um dos grandes truques do mundo da moda para quem deseja dar uma repaginada no look de maneira prática e barata, a sobreposição ganha força durante a temporada de frio. Basta uma jaqueta jeans em cima de um vestido preto básico e pronto!

Camisas são sempre uma boa opção. Foto: The Frankie Shop,Net A Porter / Divulgação

A composição ganha um outro olhar diante do espelho.

– O mais legal desse truque é que não é necessário grande investimento. Há algumas peças-chaves que cumprem esse papel e que têm o poder de transformar uma produção básica em um look para curtir uma festa, por exemplo – comenta Indira.

Cardigans também são indispensáveis. Foto: Dolce & Gabbana / Reprodução

Mais opções

A profissional compartilha que o uso da sobreposição nas composições é uma ótima forma de enxergar o guarda-roupa com outros olhos.

– Muitas vezes, nos dias mais gelados, as pessoas tendem a não saber em quais peças investir e como sair do habitual moletom. É justamente nesses casos que o truque de sobrepor vem para fazer a diferença no resultado final – ressalta.

Indira reforça que a sobreposição, além de ajudar a proteger do frio, pode trazer muito mais identidade ao look:

– Com a escolha certa, qualquer produção pode ser transformada – reforça.

Peças que não podem faltar no guarda-roupas!

/// Jaquetas e cardigans – Queridinhas dos dias de frio, jaquetas e cardigans são sempre as principais escolhas quando a ideia é compor sobreposições. Para sair do básico, vale apostar em tecidos mais pesados e estampas diferentes.

/// Camisa para todas as horas – Clássica, a camisa é figurinha carimbada na maioria dos guarda-roupas brasileiros. E saindo daquela combinação formal, com peça de alfaiataria e salto alto, ela é uma das grandes responsáveis por popularizar a sobreposição para todos os públicos.

/// O poder da segunda pele – Para quem tem estilo despojado, a blusa conhecida como segunda pele pode ser a escolha certa. Quando usada com camisetas estampadas e calça jeans, resulta em uma combinação jovem e prática para o dia a dia.