A coluna de hoje conta a história de uma engenheira de sonhos. Adorei chamá-la assim, até porque, antes de fazer a transição de carreira, nossa personagem era engenheira mecânica. Ao contrário do que você possa estar imaginando, ela não abriu uma oficina, mas, sim, um ateliê. Depois de atuar por duas décadas na indústria, trocou o maquinário do chão de fábrica pela máquina de costura, criou coragem e confeccionou a sua própria história no empreendedorismo. 

Com vocês, Cleide Rodrigues de Souza, 48 anos, moradora do bairro Jardim Isabel, em Porto Alegre, e proprietária do Özel Atelier. 

Cleiide. Foto: Arquivo Pessoal / Arquivo Pessoal

FOI ASSIM 

“Sou engenheira mecânica e atuei na indústria por mais de 20 anos. Na maior parte desse período fui muito feliz e realizada. Acredito que o trabalho deve agregar valor à vida das pessoas. Naquele momento, eu não estava vendo isso acontecer. Eu percebi que realizar o trabalho daquela forma não fazia mais sentido. Passava muito tempo na indústria e não via mudanças. Ao mesmo tempo, não tinha a vivência que eu gostaria com a minha família. Aquela sensação de fazer algo muito mais grandioso e de estar mais tempo com a minha família foi crescendo dentro de mim.”

HERANÇA

“Trazia na bagagem habilidades que herdei da minha mãe. Ela era costureira na cidade em que nasci, Charqueadas, e faleceu em 2006, mas deixou em mim o gosto pela moda, todo aquele cuidado nos detalhes de cada peça e, acima de tudo, o carinho e o amor que tive em aprender com ela. A moda sempre esteve presente, desenhar e costurar fez parte de toda minha vida. Lembro de fazer roupas para minhas bonecas quando tinha sete, oito anos, mesma idade em que aprendi a fazer crochê.”

O COMEÇO 

“Decidi dar vida a esse amor, sonho, projeto que me acompanhava havia muito tempo. Em 2018, eu e meu marido, Luiz, o grande apoiador dessa guinada na minha vida, nos organizamos e começamos o planejamento desta realização. Em 2019, larguei a indústria e fui estudar. Me aperfeiçoei naquilo que sabia e fui respirar esse mundo novo. Nascia a Özel Atelier.”

Vestidos. Foto: Arquivo Pessoal / Arquivo Pessoal

O NEGÓCIO

“No Özel Atelier, eu torno realidade o sonho do vestido ideal para noivas, debutantes, formandas, mães de noivas e noivos, madrinhas… Para pessoas que buscam uma roupa sob medida que respeite suas preferências, seus desejos, suas expectativas, que realmente as represente. Algo que não encontramos nas lojas, porque, afinal, sonhos não são fabricados em linha de produção. Esse é o meu trabalho desde 2019.”

DESAFIO

“O momento mais difícil foi a tomada de decisão da grande mudança. Sair da zona de conforto que era ter uma renda fixa, trocar comodidades pelo desafio de investir em um universo até então desconhecido exigiram bastante coragem. Eu escolhi a felicidade de poder fazer parte de algo muito mais valoroso: contribuir para que o capítulo mais importante de cada cliente que vem até mim seja escrito com o máximo de amor e afeto possível, tornar o sonho de cada uma delas realidade.”

MOTIVAÇÃO

“Eu não seria nada sem o grande amor da minha vida: Luiz. É a pessoa que mais acredita nos meus sonhos e me ajuda a torná-los realidade. A motivação vem da dupla Frederico, 14 anos, e Catarina, oito anos. Ele me torna uma pessoa mais forte, e ela, uma pessoa mais doce. Por todos eles, sou uma pessoa melhor a cada dia.”

Delicadeza. Foto: Arquivo Pessoal / Arquivo Pessoal

DAQUI PRA FRENTE 

“A dupla da minha vida me ensinou o peso e o verdadeiro significado da palavra ‘legado’. Daqui para frente, vou construir e vou deixar meu legado por meio do Özel Atelier para eles.”

Pra conferir o trabalho incrível da Cleide, acesse este link

RECADO DA CRIS

“Não deixe que seus medos tomem o lugar dos seus sonhos.”

Inscrições abertas

Uma pesquisa recente do Sebrae apontou o quanto os pequenos empreendedores estão conectados nas ferramentas digitais. Segundo o estudo, 64% das empresas usam os meios digitais para atendimento e relacionamento com clientes, 59% para divulgação e 50% para venda de produtos e serviços. As principais ferramentas utilizadas são WhatsApp, Instagram e WhatsApp Business.

Se você quer entender esse cenário e aprender a usar as ferramentas para dar um gás no seu negócio, aproveite o “Alavanca Digital”, programa do Sebrae de transformação digital voltada para empreendedores de micro e pequenas empresas que poderão usufruir de um investimento entre R$ 30 mil e

R$ 100 mil para cada empresa a ser beneficiada durante o período de 12 meses no qual irão desenvolver projetos de transformação digital dos seus negócios.

Informações e inscrições pelo link bit.ly/alavancadigital2023.