Esta coluna, eu escrevo pensando que pode servir de motivação para algumas mulheres. Eu sei que, muitas vezes, nos falta coragem, um incentivo ou até mesmo um exemplo para colocar nosso sonho em prática. Nada melhor do que conhecer pessoas que tenham histórias inspiradoras. Hoje, eu trago mais uma. 

Seguindo com a ideia de apresentar mães empreendedoras, hoje é a vez da Gabi Valente, 40 anos, moradora da Restinga e proprietária da empresa Sua Casa + Limpa.

Gabi Valente. Foto: Arquivo Pessoal / Arquivo Pessoal

FOI ASSIM 

“Durante 15 anos, trabalhei com carteira assinada, nos mais diversos segmentos. No meu último emprego formal, tive plena consciência de que não tinha uma profissão. Era ‘o que eu fazia’. Não ‘quem eu queria ser’. Tudo começou num intervalo de almoço: assisti a um vídeo de uma ex-faxineira, agora empresária de sucesso, que falava sobre todas as dificuldades, os preconceitos, as questões da profissão. Mas que a faxina tinha sido a sua salvação. Nesse momento, senti algo diferente.”

A MUDANÇA

“A fala dela me tocou profundamente. E ali, como mágica, nascia o Sua Casa + Limpa. E eu fui atrás para torná-lo realidade. Pensei no logotipo, no nome da empresa, descobri uma gráfica na mesma rua em que eu trabalhava e já fiz panfletos. Fiz propaganda ambulante. Criei um Instagram e, o mais importante: chamei minha chefe e pedi demissão. Fui chamada de doida por ficar desempregada, com dois filhos para criar. Mas eu acreditava demais que ia dar certo.”

A EMPRESA 

Sua Casa + Limpa. Foto: Arquivo Pessoal / Arquivo Pessoal

“A Sua Casa + Limpa é a minha empresa de limpeza. Na época que iniciei, não sabia nada sobre empreendedorismo. Não tinha MEI e CNPJ – pra mim, isso era coisa de empresário. Eu só pensei ‘vou trabalhar pra mim, três vezes por semana, e ganhar o mesmo salário-mínimo, ter mais tempo pra ficar em casa e cuidar da família’. Minha chefe pagou todos os meus direitos. Me organizei para pagar as contas e fui bater perna, panfletando pra conseguir cliente. Demorou para conseguir a primeira.”

MOTIVAÇÃO  

Filhos. Foto: Arquivo Pessoal / Arquivo Pessoal

“Meu marido, Jean, sempre entendeu meu valor e me ajudou. Quantas vezes cheguei chorando por ter passado por alguma coisa, e ele falava algo positivo e que fazia eu entender o meu lugar. Tenho amigas inseparáveis, como Cris e Joyce, diaristas e fiéis na minha jornada. Mas a maior motivação da vida são meus filhos. Quero ser o melhor exemplo de pessoa. Quero que eles sintam orgulho de mim sempre e quero proporcionar a eles bons momentos nessa vida.”

DAQUI PRA FRENTE 

“Quero, cada vez mais, me capacitar. Criei também o Projeto Casa Limpa, em que qualifico mulheres periféricas e desperto seu lado empreendedor através do conhecimento e da autovalorização, mostrando que a faxina pode ser o início de tudo, e não o fim. Devolvo à sociedade tudo o que tenho recebido, com muito carinho e felicidade. Decidi ministrar esse conhecimento no meu bairro, para as pessoas daqui. E, se eu conseguir transformar uma vida, já valeu tudo que tô fazendo até aqui.”

RECADO DA CRIS 

“Faça dos seus sonhos os seus objetivos.”