Um dos assuntos que mais vejo aparecer aqui na coluna é mudança de carreira. Mulheres que deixam suas profissões para empreender em algo completamente diferente. E tá tudo bem! 

Eu sempre acredito que o pior é forçar a barra, tentar caber em um lugar que não é ou não dá mais pra gente. A decisão de mudar de área, deixar o emprego de carteira assinada para empreender como autônoma, não é fácil. Mas pode ter certeza de que, para muitas, é uma libertação. 

Hoje, apresento a Andressa Blehm, 33 anos, moradora do bairro Sarandi, aqui na Capital. Ela passou de gestora comercial em uma grande empresa a fotógrafa, e está realizando o sonho de eternizar lindos momentos.

FOI ASSIM 

“Sou formada em Administração e sempre trabalhei na área comercial. Fui supervisora e atuei em uma multinacional do ramo de bebidas. Era uma rotina muito exaustiva, precisava viajar por todo o estado do Rio Grande do Sul. Em 2012, perdi minha irmã de 19 anos em função de um aneurisma e me atirei de cara no trabalho para não ficar sofrendo. Mas meu corpo não aguentou. Um ano depois, tive um quadro de meningite tuberculosa. Fiquei dois meses internada em um hospital e mais nove meses em tratamento. Tudo isso me fez rever prioridades e me desconectar daquela vida maluca.”

O RECOMEÇO

“Em 2014, casei, e, em 2016, minha filha Laura nasceu. Registrar os momentos com ela despertou a fotografia como um hobby. Após o nascimento da Laura, eu não queria continuar no mercado convencional e queria aproveitar ao máximo o tempo com ela. Foi então que, em 2017, fiz uma especialização e abri meu estúdio de fotografia. Assim, eu podia trabalhar com o que amo e dar atenção para ela. Foi maravilhoso ter esse tempo.”

MEU NEGÓCIO

Trabalho é especializado. Foto: Andressa Blehm Fotografia / Divulgação

“Sou fotógrafa especializada em registrar os primeiros dias de recém-nascidos, conhecida como fotografia newborn. E, dentre os diversos temas que ofereço, sou a única fotógrafa no Estado especializada na temática geek: em parceria com um desenhista, criamos incríveis obras de arte. Eu atendo também toda a jornada da criança, desde o momento que a mamãe está gestante, o bebê recém-nascido – minha especialidade – e os ensaios de aniversários e cobertura de festas infantis. Ter a oportunidade de registrar o maior amor dos pais, que são os filhos, é que me faz muito feliz!”

EMPREENDER

“A gente sabe que empreender é um desafio. No início, era não saber se ia dar certo, aumentar a confiança no meu trabalho, me especializar e me dedicar. Sinto que hoje já estou em outra fase. Meu grande desafio é me organizar para deixar de ser uma empresa de uma pessoa só, contratar alguém para me ajudar e expandir minha capacidade de atendimento.”

INSPIRAÇÃO

“Com certeza minha filha é minha grande inspiração. Quero que ela sempre tenha orgulho da mamãe e deste trabalho que tenho construído. Fico muito feliz quando alguém pergunta o que ela quer ser quando crescer, e ela responde: ‘Eu já sou fotógrafa!’. Eu me derreto de emoção.”

Mudança foi repleta de benefícios para Andressa. Foto: Just Be Comunicação / Divulgação

DAQUI PRA FRENTE 

“Um grande sonho que tenho é ser conhecida como especialista em newborn geek e ser reconhecida pelo trabalho diferenciado que faço, registrando os momentos desde a descoberta do sexo do bebê, de toda gestação, do Newborn, acompanhamento, batizado, aniversário. É muito prazeroso e me faz sentir realizada participar dos melhores momentos das famílias.”

Quem quiser conhecer o trabalho da Andressa pode conferir no Instagram @andressablehmfotografia.

RECADO DA CRIS

“A transformação é um processo, não um evento.”