Se a gente fizer um exercício tentando lembrar o que nos faz bem, o que traz uma certa sensação prazerosa, talvez a gente consiga descobrir ou chegar bem perto do “tal propósito”. Resumindo bem, uma pessoa com propósito seria aquela que tem um objetivo de vida e pretende alcançar algo. Com a personagem de hoje, foi assim. Ela tem a sustentabilidade como propósito, e foi só criar coragem para tirar o sonho do papel. E ela conseguiu. Com vocês, Suelen Becco, 33 anos, moradora do bairro Cristo Redentor, em Porto Alegre, e proprietária do brechó Bécco Vintage Brechó.

Propósito da empreendedora é a sustentabilidade. Foto: Arquivo Pessoal / Arquivo Pessoal

FOI ASSIM 

“Eu trabalhava como auxiliar de departamento pessoal em uma empresa de contabilidade, mas sempre tive amor pela sustentabilidade. Sempre fui adepta à moda sustentável, sempre admirei como as roupas usadas poderiam ter uma nova vida com outra pessoa, até que não me vi mais trabalhando em um escritório.”

ABRI O BRECHÓ

“Tenho o Bécco Vintage Brechó há três anos. Nesse tempo todo, com certeza o pior momento foi a pandemia. Costumo dizer que… depois da pandemia, nada mais me derruba. Tivemos que reinventar um jeito de lucrar de portas fechadas. Além da preocupação de contrair o vírus e levar ele pra casa, precisava manter o comércio! Decidi colocar toda loja em promoção nas redes sociais, pois ficamos com estoque enorme acumulado, o que deu super certo!”

Suelen comanda o Bécco Vintage Brechó. Foto: Arquivo Pessoal / Arquivo Pessoal

VIVA A TECNOLOGIA

“Outro ponto foi colocar a carinha pra fazer ‘lives de venda’. Posso dizer que foram as lives que deixaram o meu amado brechó passar por esse momento difícil. Mais do que isso, aumentamos o faturamento de modo considerável, pois a mulherada passou a ficar mais em casa e a não tirar os olhos da telinha do celular! Graças às lives, conseguimos inaugurar a loja em um espaço bem maior e aconchegante pra melhor atender nossas meninocas.”

MOTIVAÇÃO

“Todos os dias eu acordo e dou o meu melhor. Minha motivação vem de poder dar à minha família coisas que nunca tive. Vem de poder olhar a alegria das minhas clientes satisfeitas com o produto de qualidade que entregamos. De saber que minhas clientes vão estar ali comigo, aguardando meus stories ou minha live.”

GRATIDÃO

“Não poderia deixar de citar as duas pessoas que estão comigo pra o que der e vier, que sempre topam tudo para o Bécco crescer, minhas funcionárias Paloma e Simone. Costumo dizer que uma é meu braço direito e a outra é o esquerdo. Ninguém cresce sozinho, eu tenho sorte de tê-las me motivando todos os dias. Somos uma equipe!”

Com Simone (E) e Paloma (D). Foto: Arquivo Pessoal / Arquivo Pessoal

DAQUI PRA FRENTE 

“Estou com um projeto a caminho que pretendo lançar até dezembro. A demanda de pessoas me chamando pra saber como abrir seu próprio brechó me motivou a criar um e-book e dar dicas de como iniciar essa tarefa. Ainda existe muito preconceito em cima dos brechós, com certeza evoluímos nesse quesito, mas ainda falta bastante pra tornarmos o brechó bem aceito na sociedade. Comprar em brechó é comprar um estilo, é comprar sustentabilidade!”

Quem quiser conhecer um pouco mais o brechó da Suelen pode ir lá no @beccovintagebrecho, no Instagram.

RECADO DA CRIS 

“A vida cresce na proporção da sua coragem de arriscar.”