Muitas vezes, o que diferencia um vencedor de um perdedor é simplesmente a coragem de tentar: fazer algo diferente, criar alternativas para driblar uma crise… Enfim, é aquele ditado, “mar calmo nunca fez bom marinheiro”. Gosto dessa analogia porque sou a favor do movimento, de atitudes dinâmicas para viver. 

A personagem de hoje, é um exemplo de que, parada, não se chega a lugar nenhum. Depois de ficar desempregada, ela aproveitou a oportunidade para começar seu negócio. A rescisão virou investimento e foi o começo de um sonho que cada vez mais se torna realidade. Com vocês, Natalia Ullmann, 22 anos, mãe do Samuel, moradora de Eldorado do Sul e proprietária do Açaí da Nathy.   

FOI ASSIM

“Antes de começar a empreender, eu trabalhava como atendente em um call center. Mas, quando meu filho nasceu, senti a necessidade de fazer algo que pudesse suprir as despesas. Um dia, comi um açaí e fiquei com a ideia de investir nisso. Eu tinha acabado de ser demitida. Então, peguei os R$ 300 da minha rescisão e investi na compra dos insumos para fazer. No primeiro dia, vendi R$ 340 e tive certeza que estava no caminho certo.”

DIA APÓS DIA 

“Meu filho, Samuel, era um bebê. E eu o deixava no ‘chiqueirinho’, ao meu lado. Eu produzia o açaí, e meu esposo fazia as primeiras entregas. Todos diziam que não iria ser fácil, pois montei o açaí em junho, na época mais fria do ano. Houve dias que não vendi nada, mas não desisti, pois sabia que, se meu produto tivesse diferencial, iria vender. Então, comecei a trabalhar nisso dia após dia.”

Com Samuel. Foto: Arquivo Pessoal / Arquivo Pessoal

TUDO POR ELE 

“O que mais me motiva a seguir em frente, sem dúvida, é meu filho. Pois, se não tivéssemos passado pelo que passamos, eu nunca teria coragem de empreender. Hoje em dia, estamos com uma loja em um centro gastronômico e temos uma demanda de clientes bem maior. Estou muito feliz, porque percebo que meu desejo deu certo.”

DAQUI PRA FRENTE

“Pretendo cada vez mais inovar no meu negócio, trazer coisas novas para os meus clientes. No nosso produto, vai açaí, mas vai também muito amor. Estou muito feliz com meu negócio, que hoje virou a principal fonte de renda da minha e de outras famílias. Apesar das dificuldades do começo, nunca desistimos e, agora, estamos colhendo os frutos dessa escolha.”

Registro do primeiro estoque de produtos. Foto: Arquivo Pessoal / Arquivo Pessoal

RECADO DA CRIS 

“Toda realização começa com a decisão de tentar”.