Grande parte das mulheres começa a empreender por necessidade e, depois, a paixão aparece. É quase sempre para solucionar um problema, e, quase sempre, financeiro.

Mesmo que exista a vontade de ter seu próprio negócio, às vezes a tal coragem para começar só vem quando bate o desespero. E foi assim com a Wana. Depois de pegar o diploma e estar desempregada, percebeu que era hora de arriscar para correr atrás do sonho. Com vocês, Wana Niederauer Wojahn, 31 anos, moradora da Capital e proprietária da confeitaria Queen Bee.

FOI ASSIM 

“Me considero uma administradora por formação e uma confeiteira por paixão. Depois de me formar em Administração, eu fiz três estágios, trabalhei em bancos, mas vi que aquilo não era pra mim. Eu queria empreender, acreditar em mim, nos meus sonhos, e vi que ter o meu negócio era o melhor a ser feito e, só então, eu seria realizada.”

O PRIMEIRO DOCE

“Sempre fui curiosa no mundo da cozinha (graças à minha vó materna). Gostava de testar receitas, para o desespero da minha mãe, que via a cozinha um caos e tinha que provar minhas invenções. O negócio começou em 2014. No meu primeiro estágio, o pessoal adorava um docinho depois do almoço, e comecei a vender brigadeiros unitários por R$ 1. Vi ali uma oportunidade para dar um up na renda. Como era um prédio comercial, vinham pessoas dos outros andares atrás dos brigadeiros da Wana. Diversifiquei os sabores e criei o Instagram para ajudar na divulgação.”

Bolos decorados são especialidade Foto: Arquivo Pessoal / Arquivo Pessoal

VIROU NEGÓCIO

“Meu trabalho foi literalmente de formiguinha, ou melhor, de abelhinha. O famoso boca a boca. Não demorou muito para o pessoal começar a querer encomendar os docinhos para eventos maiores, me arrisquei e fui. E, desde então, não parei mais e hoje sou proprietária da Queen Bee, confeitaria de bolos molhadinhos e saborosos, docinhos cremosos e o melhor brownie do mundo!”

GOSTO AMARGO

“Dentro da faculdade e fazendo os estágios, eu me sentia segura financeiramente, mas, quando me vi recém formada e desempregada, bateu um desespero absurdo. Como já tinha alguns clientes e eles continuaram realizando pedidos, utilizei o pouco dinheiro que tinha guardado e investi em cursos, comecei a fazer os primeiros bolos decorados para encomenda. No início da pandemia, que tudo fechou, foram dois meses bem duros também.”

DOCES COMPANHIAS

“Minha mãe, Ana, e meu noivo, Edu, são pessoas ímpares e me apoiam em tudo, além de serem as cobaias para novas receitas da Queen Bee. As histórias dos meus clientes que sempre me encantam e acreditam em um mundo mais doce também me dão força.”

Bom gosto Foto: Arquivo Pessoal / Arquivo Pessoal

DAQUI PRA FRENTE 

“Continuar adoçando o dia das pessoas com meus produtos e doces lembranças, ajudando minhas colegas e amigas confeiteiras (acredito que tem espaço e público para todo mundo, e quem me conhece sabe que faço questão de ajudar com meu conhecimento), realizar meu sonho de ser mãe, ver meus abelhudinhos crescendo com saúde num mundo com pessoas cada vez mais doces, não só se açúcar, mas de alma.”

Parabéns, guria, pelo trabalho! Quem quiser conferir as delícias da Wana é só ir no Instagram @queenbeedoces.

 RECADO DA CRIS

“De todos os ingredientes da vida, o amor é o mais doce.”