Eu sempre digo que é na infância, nas brincadeiras, que começamos a externar nossas preferências. E, na história de hoje, eu também comprovei isso. A Carol, nossa personagem da coluna, era uma criança movida pelas artes: pintar, recortar, criar. E, essas paixões, ela levou pra vida. Entender a arte como expressão de uma pessoa é saber que uma pintura vai muito além de um quadro pintado de tinta. E a arte pode estar em todos os lugares, até mesmo numa fita para o cabelo.

Com vocês, Ana Carolina Carvalho dos Santos, 31 anos, moradora do bairro Ipanema, na Capital, mãe de três pequenos e proprietária da loja de laços para cabelo Doce Enlaço.

FOI ASSIM 

“Em 2013, me tornei mãe da Amanda, e nascia junto com a minha pequena, uma mãe apaixonada em laços. Cada look tinha que combinar com um laço. Nesse tempo, arriscava criar alguns modelinhos de acessórios para ela usar. Os anos se passaram, tive meu segundo filho, o Ítalo, e acabou ficando difícil conciliar a rotina de trabalhar fora e cuidar dos filhos, mas a vida precisava seguir.”

Foto: Arquivo Pessoal / Arquivo Pessoal

QUANDO SURGIU

“Em 2019, tive minha terceira gestação, da Betina. Foi um momento conturbado, onde fiquei afastada da escola em que trabalhava. Comecei a repensar meu trabalho, porque já não estava mais satisfeita, e resolvi procurar meios de ganhar dinheiro ficando em casa com meus filhos. Foi quando nasceu também a minha loja online de laço.”

ME ENCONTREI 

“Depois de ver laços lindos que eu não tinha condições de comprar naquela época para minha nenê, resolvi pôr a mão na massa e produzir os acessórios dela. A cada laço que fazia, ouvia dos meus pais e da família que isso daria grana, que eu tinha que investir nisso que eu fazia tão bem. Enquanto seguia dando aula no período pós-licença, me dedicava aos treinos de modelos novos, estudos sobre empreender, tudo realmente pensando em fazer dar certo. E surgia, aos poucos e bem tímida, a Doce Enlaço, com a página na rede social e seus grupos de vendas.”

DEDICAÇÃO TOTAL 

“Em 2021, fui demitida e passei a depender da loja exclusivamente. Foi aí que meti a cara com tudo. Foi um ano de muito aprendizado, onde participei da minha primeira feira de rua e, mesmo sem vender nada, me emociono em lembrar daquele dia que foi um sonho. Só eu, e quem empreende, sabe o quanto é difícil crescer nas redes sociais e o quanto cada pessoa que chega é importante pra gente, não é número apenas.”

DAQUI PRA FRENTE 

“Hoje a loja tem dois anos. Quero continuar colecionando histórias com clientes que viraram amigas e com outras empreendedoras. São enlaços que vão além das fitas: dois anos de realização em ter me encontrado em algo que eu amo fazer de coração! Isso é o que me move: saber que meu trabalho, de alguma forma, embeleza e toca o outro. E aproveito para agradecer ao meu maridão, que sempre apoiou e ainda é nosso entregador oficial. Sou grata por cada cliente que chega e que permanece, que me indica, grata a Deus por ter uma família incrível que me guia, incentiva e não me deixa cair nos momentos mais difíceis. ”

Quem quiser conhecer o trabalho da Carol, pode acompanhar no Instagram lá no @doceenlaco