Chegamos ao fim de outubro, e resolvi trazer para a coluna, para encerrar esse mês de prevenção ao câncer de mama, uma história de muita luta e transformação. Apresento uma pessoa que me inspira. A coluna é dela e de todas as mulheres da periferia que vencem obstáculos difíceis demais para realizar o sonho de empreender. Com vocês, Kelly Amaro, 46 anos, da Restinga Nova – consultora de estilo e imagem. 

FOI ASSIM

“Em 1999, desempregada após o nascimento do meu primeiro filho, decidi virar sacoleira, só que acabei levando muitos calotes, encerrei e fui para o emprego com carteira assinada, sempre com minha sacola à tiracolo. Em 2013, larguei o emprego formal porque tornou-se cansativo, pois as viagens para buscar mercadorias eram no final de semana, e eu retornava na segunda direto para o trabalho, sem dormir. Segui vendendo roupas e, com muitas dificuldades, resolvi me reinventar. Fiz um curso de corte e costura para me diferenciar.”

CÂNCER E COVID

“Em outubro de 2020, começou o pesadelo. Foi o momento mais difícil. Descobri o câncer de mama e um linfoma na axila. Na época, tinha uma confecção de roupas e estava trabalhando para o lançamento da minha marca própria de roupas femininas By Kelly Modas. A descoberta, a quimioterapia, a cirurgia, as radioterapias foram momentos dolorosos pra mim, pra minha família e pra todos os amigos. O câncer é uma doença que adoece todos à tua volta. Mas o momento de maior sofrimento foi quando, durante o tratamento, peguei covid, fiquei muito debilitada e, por um momento, achei que fosse o fim da linha.”

DESISTIR, JAMAIS 

“Eu mal sabia que o cara lá de cima reserva bênçãos sem medidas na minha vida. E tive que mudar minha rota, já que, após a cirurgia, fiquei com uma sequela no braço esquerdo e não conseguia mais costurar. O meu lema tornou-se ‘desistir não é uma opção’, e não só por mim, mas pelos meus quatro filhos, pois sou mãe solo, pela minha mãe hoje com Alzheimer (tia Eva), minha irmã Michelle, que dedica a vida dela para cuidar da mãe enquanto vou à luta de nossos sonhos, por todas as pessoas que me ajudaram durante o período que estava doente.”

LEVANTEI

“E, mais uma vez, decidi me reinventar, voltar a revender roupas. Porém, precisava novamente me diferenciar da concorrência, então, fui me qualificar e me tornar estrategista de imagem para mulheres. Depois de todo esse furacão que transformou minha vida, meu propósito é alertar sobre a importância da prevenção do câncer de mama e também transformar vidas através da moda, elevando a autoestima de todas as mulheres, mas principalmente as pretas e periféricas, por meio do empoderamento feminino.”

DAQUI PRA FRENTE

“Aprendi que Deus nunca falha. Após minha cura, muitas coisas boas me aconteceram, conheci pessoas que se tornaram meus anjos da guarda, estou tendo muitas oportunidades, faço parte de um grupo maravilhoso na minha comunidade, chamado Empreendedoras Restinga. Lá tive várias oportunidades incríveis de mostrar meu trabalho nos veículos de comunicação, inclusive foi através do grupo que tive a oportunidade de me tornar uma das garotas propagandas do Sebrae.”

Quem quiser conhecer mais sobre o trabalho da Kelly pode encontrar na página do Facebook By Kelly Modas

RECADO DA CRIS 

“Supere as grandes dificuldades da vida com uma boa dose de fé.”