O sonho de toda empreendedora é virar o ano com as contas em dia. Abrir a planilha de janeiro e ver que o saldo está positivo e as dívidas estão quitadas é o desejo de todas, mas é a realidade de bem poucas pessoas que têm seus negócios próprios. Mas não há motivo para desespero. Se você está nessa situação, mantenha a calma e tenha uma atitude para reverter esse quadro. 

Eu conversei com uma super especialista no assunto, Clarissa Saraiva de Carvalho, contadora e sócia-fundadora da Priorizzi, uma empresa especializada em gestão financeira. Confere cinco ações que podem te ajudar a ter um ano com resultados financeiros positivos.

Não se desespere! Foto: DimaBerlin / stock.adobe.com

Organize suas finanças

Segundo a contadora Clarissa, no começo do ano, estamos motivadas e colocamos várias metas para serem alcançadas no nosso negócio. Mas, para que elas sejam alcançadas, é preciso muita dedicação e processos bem definidos. Pensando nisso, ela separou cinco ações que vão dar uma bela ajuda nesse processo para reorganizar as finanças.

1. LISTAR TODAS AS CONTAS QUE VOCÊ TEM A PAGAR

Nada mais é do que dar nome aos compromissos assumidos. Além disso, vai te auxiliar para tomada de decisões com segurança, podendo analisar para quem é possível pedir um prazo para pagamento ou até mesmo negociar um parcelamento diminuindo os riscos e potencializando os acertos

2. LISTAR TODOS OS VALORES QUE TEM A RECEBER

E aqui vale tanto de cartões, caderninho da amiga (aquela venda do pendura), tudo! É importante saber se você tem valores a receber e onde eles estão. Se for com a maquininha do cartão, veja as taxas e peça uma antecipação, se for com uma amiga, conceda um desconto mas receba.

Faça as contas. Foto: Mauricio Toro / stock.adobe.com

3. SAIBA SE VOCÊ TEM MAIS A PAGAR OU A RECEBER

Depois de tudo listado como citado anteriormente, verifique qual a diferença do “valor a pagar para o  valor a receber”.

4. QUEM EU DEVO PRIORIZAR NA HORA DE PAGAR

Sempre indicamos priorizar o que terá um juro mais alto ou que irá impossibilitar que o seu negócio ou vida profissional continue. Por exemplo, é melhor solicitar um parcelamento do cheque especial ao invés de ficar sem pagar ou ir pagando aos poucos. Normalmente os juros de parcelamentos são menores que cheque especial e o mesmo para as faturas de cartões. Não fuja, converse com quem você está em débito (devendo) e veja se existe alguma forma de parcelar. Importante: só se comprometa com valores de parcelas que você irá conseguir pagar.

5. MINHAS DÍVIDAS SÃO MAIORES QUE RECEBIMENTOS

Calma, não entre em desespero pois precisa de uma ajuda para organizar. Não tenha vergonha, o primeiro passo é reconhecer e conhecer os valores. Peça auxílio de alguém com mais conhecimento, o Sebrae tem especialistas, vários órgãos também incluindo faculdades e também, quem não tem um amigo, familiar ou conhecido que trabalhe na área financeira? Não tenha vergonha de ter essa conversa.

Equilíbrio é importante. Foto: yurolaitsalbert / stock.adobe.com

RECADO DA CRIS 

“Dívidas e louças, não podemos acumular.”