A história de hoje é mais um exemplo de quem estava na beira de uma depressão e viu, no trabalho, a saída perfeita para não surtar. Uma cabelereira que perdeu a clientela, no meio da pandemia, e precisou encontrar algo que fizesse sentido e que ajudasse a pagar as contas. Quantas mulheres passaram por isso nos últimos tempo, né? Inúmeras. 

Eu conto agora a trajetória da Ana, ex-cabeleireira, que trocou a tesoura de cortar cabelo pela tesoura de cortar tecido. Graças a essa coragem, criou a sua própria marca de acessórios. Com vocês, Ana Muller, 49 anos, moradora do bairro Partenon, em Porto Alegre, e proprietária do Ana Muller Acessórios. 

FOI ASSIM

“Antes da pandemia, trabalhava como cabeleireira. Quando veio a pandemia, pensei que logo iria passar, mas o tempo foi passando e tudo piorou. Me vi numa situação difícil porque trabalhava em casa, e meu marido e o filho são do grupo de risco, então, não poderia mais atender minhas clientes. Tive prejuízo de produtos. Comecei a pensar o que poderia fazer pois, estava ficando deprimida. Mas não poderia colocar minha família em risco.” 

O QUE FAZER?

“Estava com medo de desenvolver depressão. Conversei com a minha mãe que queria fazer algo sustentável, mas nunca tinha feito nada, nem pegar um botão. Comecei a pesquisar na internet e olhar trabalhos de empreendedoras. Os brincos de botões de tecido me chamaram atenção.

Ganhei do meu marido o material que precisava para começar, e comecei.”

PRIMEIRO 

“Comecei a fazer os brincos, e isso foi me dando uma força. Percebi que era possível me reinventar e me sentir útil novamente. Claro que o objetivo era ter um trabalho, mas também vi que existia superação da minha parte. Olhando os trabalhos maravilhosos de muitas empreendedoras, fui me inspirando.”

GRATIDÃO

“Uma situação em especial me ajudou muito. Encontrei no supermercado a comunicadora da rádio 102 Sara Bodowski, e nos conectamos através das redes sociais. Ela comprou meus acessórios e fez uma postagem linda, falando deles, e me fez acreditar que todo o esforço estava valendo a pena! Minha felicidade é ver que cada acessório pode ser um belo presente e uma demonstração de amor.”

Se quiser conhecer o trabalho da Ana, pode ir no Instagram @Ana_Muller_Acessorios.

RECADO DA CRIS 

“O amor é a única coisa que cresce à medida que se reparte.”

VAI TER FEIRA!

Entre hoje e domingo, o Instituto Ling, em Porto Alegre, recebe mais uma edição da Mostra Open Select. Durante os três dias, o evento vai reunir designers dos segmentos de moda e decoração para expor seus produtos e discutir tendências contemporâneas. Os 31 expositores estarão espalhados por diversos ambientes dentro do centro cultural.

Uma das atrações será a exposição individual de móveis e objetos intitulada Ancestralidades, do designer Tiago Braga. Além da mostra, serão oferecidas oficinas e palestras com convidados vindos de São Paulo, Paraná e Santa Catarina.

O objetivo do evento é estabelecer conexões entre diferentes criadores e apresentar ao público a natureza do design independente brasileiro.

Saiba mais 

O que: mostra Open Select Territórios
Quando: hoje, das 14h às 20h, amanhã, das 11h às 20h, e domingo, das 11h às 20h
Onde: Instituto Ling (Rua João Caetano, 440, bairro Três Figueiras)
Entrada: gratuita
Informações pelo e-mail: open@mariacultura.com.br
Palestras: gratuitas, mediante retirada de senha no local