Esse é mais um tema que chega como sugestão. E vamos combinar, ninguém casa achando que vai se separar, mas isso acontece e cada vez parece mais comum. Quando o casal ainda não tem filhos o processo tende a ser mais tranquilo, mas quando existe criança é preciso atenção e tranquilidade para lidar com esse momento. A psicóloga Hericka Zogbi deu dicas valiosas e podem ajudar quem está passando por essa situação.

Palavra do Especialista

Frente a este momento da relação, uma premissa é fundamental: garantir o bem-estar da criança. Ela deve vir em PRIMEIRO lugar, a despeito de qualquer motivo, sentimento, que haja entre o pai e a mãe, os casais se dissolvem, a parentalidade não. É aconselhável, em algumas situações, um acompanhamento psicológico a fim de que todos possam enfrentar este momento com o mínimo de dano. Vale um alerta, infelizmente, muitas vezes, as crianças podem acabar sendo usadas como ferramenta de sofrimento ao outro: neste cenário apenas quem sofre é a criança.

Santa Conversa 

Como em vários momentos da vida , nada melhor do que uma boa conversa. Um papo franco, verdadeiro, que a criança seja capaz de compreender e não dê margem para a imaginação fértil dos pequenos.
Segundo Hericka, as crianças percebem muito as mudanças do ambiente e aquilo que não é falado gera sofrimento à criança que não entende o que se passa e pode, naturalmente, sentir-se culpada, mesmo que não saiba pelo quê. ” O ideal é que as conversas possam ser com todos os membros – apesar dos sentimentos envolvidos, é pela criança que se faz isso.”

Peróla

– Eu amo quando minha mãe vai trabalhar

– Porque você ama?

– Porque ela volta todos os dias. E eu amo quando ela volta pra casa.

( Luan, 3 anos)

Clique aqui para curtir a nossa página no Facebook!