Estamos na era da estética: harmonização facial, aplicação de botox, preenchimento e cosméticos com promessas milagrosas. Se esconder por trás de filtros, nas redes sociais, também se tornou prática comum.

Mas até que ponto isso deixa de ser saudável e passa a se tornar um problema? Confira dicas para viver a maturidade da forma mais natural possível e veja o que as nossas leitoras pensam sobre o processo de envelhecer.

Aceitação e pequenos cuidados

Foto: Pixabay / Reprodução

A psicóloga clínica Lisiana Saltiel, mestranda na Unisinos, ressalta pontos que podem ajudar você, ou alguém próximo, a entender e aceitar o processo de envelhecimento.

— De nada adianta fazer procedimentos em excesso para suprir o vazio interior. A mudança deve começar de dentro para fora — explica a especialista em avaliação psicológica pela UFRGS, que ainda traz dicas para uma velhice mais saudável:

— Se cuidar, fazer atividade física, ter uma rede de apoio social, fazer terapia, se aceitar e se conhecer fazem toda a diferença para lidar com mais segurança diante de todo o processo de envelhecimento.

Segundo a psicóloga,  estima-se que, até 2025, o Brasil se torne o sexto país em número de idosos no mundo todo:

— As pessoas estão envelhecendo com mais qualidade. O público dito como idoso, hoje, é muito grande. E existe uma preocupação maior com a saúde.

Com a palavra, elas 

Questionadas sobre o tema, ouvintes da 92 (92.1 FM) e leitoras do DG responderam sobre o tema nas redes sociais.

Foto: reprodução / Facebook

Andrea Maciel da Rosa, 47 anos, de Viamão:

— Tenho medo de me olhar no espelho quando as rugas começarem a aparecer e não ser mais a mesma. Com o tempo, mesmo não querendo, isso acaba acontecendo. O corpo não é mais o mesmo, as coisas que fazíamos não vão ser mais do mesmo jeito. Acho que vai ser mais difícil para mim. Por isso, quero ir me preparando!

Foto: reprodução / Facebook

Foto: reprodução / Facebook

Michele Fernandes, 36 anos, de Porto Alegre:

— Só tenho medo de envelhecer e não ter ninguém do meu lado.

Foto: reprodução / Facebook

Maria Alice Marques, 55 anos, de Porto Alegre 

– Não tenho medo de envelhecer, mas de depender de outras pessoas.

Sinais de alerta

O medo de envelhecer é natural, pois nos remete a uma aproximação da morte. Mas é importante saber o momento certo de procurar ajuda, caso esse receio comece a atrapalhar sua vida. Veja os sinais de alerta.

— Se a busca for incessante pelo corpo perfeito, demonstrando incômodo em deixá-lo envelhecer.

— Quando demostra sofrimento ao deparar com os sinais de envelhecimento.

— Ansiedade excessiva com o processo.

Fonte: Lisiana Saltiel, especialista em avaliação psicológica pela UFRGS

Deixa eu te contar

Às vezes, por puro preconceito da sociedade, as pessoas sentem medo de envelhecer por parecerem ultrapassadas. O novo acaba sendo mais valorizado pelo avanço da própria tecnologia. É importante ter clareza de que todos vamos passar pelo mesmo processo e saber valorizar pode ajudar, para que a vida seja melhor aproveitada. Vamos exercitar sempre o lado positivo? Experiência, sabedoria, maturidade, paciência e compreensão de determinados assuntos são adquiridos somente com o tempo.

#LookDaMariAraujo

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Mari Araújo (@mariane.araujo) em

Resolvi trazer um look romântico, uma inspiração para as amantes da estampa floral. O fundo pode ser azul, verde, amarelo ou, até mesmo, preto, caso os tons claros não forem do seu agrado. Vestidos são fresquinhos, leves e podem ser adaptados facilmente de acordo com a ocasião. Vão bem com tênis ou salto alto.

Clique aqui para curtir a nossa página no Facebook!