Minha vó tinha uma frase: “Cabeça vazia é casa do diabo”. Desde pequena, eu a escutava falando, mas só depois de grande fui entender o poder do que ela estava dizendo. Era o jeito dela de nos alertar: quando a gente não se ocupa, nossos pensamentos podem voar para lugares ruins e perigosos. Minha vó sempre certeira.

Lendo a história das personagens de hoje, a gente vê que, quando ocupamos a nossa mente, não só fechamos a porta para esse tal “diabo” como também temos a oportunidade para deixar novas possibilidades entrarem. E foi exatamente isso que aconteceu com Helita, Mariana e Tatiane, moradoras do bairro Chácara das Pedras, aqui em Porto Alegre, e proprietárias da Menina Arteira Bonecas de Pano. 

FOI ASSIM

“Nós três atuamos em nossas carreiras de forma concomitante com o empreendedorismo. Helita é enfermeira, Mariana é profissional da tecnologia da Informação e Tatiane é administradora hospitalar. O negócio teve início em uma dor. Em março de 2021, a mãe da Helita e da Mariana morreu de covid. Com isso, Helita sentiu necessidade de ocupar a mente, mas estávamos no boom da pandemia. Não havia nada presencial. Ela descobriu nas redes sociais um curso de bonecas online, ministrado pela querida artesã Liliane Lemos. Se encantou pela oficina, resolveu fabricar as bonecas e postou em suas redes, sem intenção. E, para sua surpresa, vendeu sua primeira boneca.”

O trio: Mary (E), Helita (C) e Tatiane (D). Arquivo Pessoal / Arquivo Pessoal

VIROU NEGÓCIO 

“Com isso, começou a pensar que poderia ser um negócio e resolveu se arriscar na sua primeira feira. Entrou em contato com a Camila Farina, da feira Open Design, e foi expor as bonecas. Helita levou 17 bonecas e vendeu 11, e percebeu que nascia uma marca. Mariana a ajudou na feira, adorou a vibe e se ofereceu para ser sócia, e claro que a Helita aceitou. Passados alguns dias, a cunhada Tati se juntou à dupla. E assim começamos.”

NOSSO TRABALHO 

Delicadeza. Arquivo Pessoal / Arquivo Pessoal

“Fabricamos as Arteirinhas, bonecas de feltro personalizadas, com o toque da representatividade, da inclusão e da diversidade. Realizamos oficinas para mulheres em situação de vulnerabilidade social. Vamos construindo a boneca e conversando sobre o papel da mulher na sociedade, sobre as várias formas de violência doméstica, construindo um vínculo de confiança e acolhimento. E também mostramos a elas uma forma de gerar renda.”

MOTIVAÇÃO

“O que nos inspira a continuar é o propósito que acreditamos que nossa marca cumpre. A cada feira ou contato com os nossos clientes, em especial as crianças, percebemos o encantamento em conhecer um brinquedo como o nosso. E, nos adultos, percebemos que, ao deparar com as nossas Arteirinhas, sempre vem junto uma história, uma memória da infância.”

DESAFIOS 

Representatividade. Arquivo Pessoal / Arquivo Pessoal

“O melhor de empreender é a liberdade de criação, de não precisar seguir padrões, normativas, protocolos, dizer ‘não’ quando for necessário. Mas, em contrapartida, o empreendedorismo traz a preocupação da instabilidade financeira, de precisar estar sempre inovando para entregar novidades, eterna procura do fazer aquilo que faça a diferença no mundo.”

DAQUI PRA FRENTE

“Estamos em uma fase muito próspera. Sendo procuradas por muitas instituições, por vocês, do jornal, por dezenas de clientes que estão chegando até nós em consequência do nosso trabalho. Então, nosso objetivo em 2024 é ampliar nossa rede de contatos, impulsionando assim nossas vendas e nossas oficinas. Queremos conquistar o Brasil.”

Quem quiser conhecer o trabalho incrível dessas gurias – que, aliás, é uma ótima opção de presente para o Natal – pode ir no perfil do Instagram @meninaarteirabonecasdepano.

Ótimo presente de Natal. Arquivo Pessoal / Arquivo Pessoal

RECADO DA CRIS 

“Sua imaginação pode lhe causar mais dano do que seu pior inimigo”.