Uma empresa surge motivada por um ou vários fatores. Percebo que a maternidade é disparado um ponto crucial na vida de muitas mulheres e acaba sendo também o motivo para virar empreendedora. Outra fala que sempre aparece é a chance de fazer o bem às pessoas por meio do trabalho. É o caso da personagem de hoje. Com vocês, Rosana Silveira, 49 anos, moradora de Guaíba e proprietária da Bendito Broto.

FOI ASSIM 

“Eu trabalhava numa empresa do ramo de celulose. Por 26 anos, atuei como bióloga, na área ambiental. Quando minha mãe teve o diagnóstico de câncer de mama, utilizei os brotos de trigo como apoio ao seu tratamento de quimioterapia, buscando melhorar seus níveis sanguíneos, principalmente para aumentar a imunidade. Os resultados foram incríveis e, então, decidi ajudar outras pessoas com o mesmo problema. Nascia a Bendito Broto.”

Alimento vivo. Foto: Arquivo Pessoal / Arquivo Pessoal

O NEGÓCIO

“Produzimos brotos comestíveis (de ervilha, girassol e trigo), sendo o de trigo o principal. A empresa atua na produção para consumo e em pesquisas sobre os benefícios da sua utilização na alimentação. Frequentemente são realizados estudos de casos com os clientes que utilizam o broto de trigo como terapia complementar em seus tratamentos, principalmente, contra câncer, anemia, colite ulcerosa e diabetes.”

DESAFIOS

“Foram vários os momentos difíceis. Mas o maior é manter a chama acesa dentro de mim. Todos os dias é preciso lembrar do porquê estou tocando este projeto e ter muita fé para acreditar que o ‘como fazer’ virá.”

MOTIVAÇÃO 

“São os retornos que os clientes me trazem. Além de exames clínicos para comprovar a melhora real, existe um carinho tão grande que recebo, que me enche de força para continuar com este projeto, que considero, agora, uma meta de vida.”

Rosana quer seguir estudando os benefícios do cultivo Foto: Arquivo Pessoal / Arquivo Pessoal

DAQUI PRA FRENTE 

“Quero continuar estudando e me aprofundando, principalmente, sobre os benefícios do broto de trigo e encontrar meios de difundir mais este projeto. Nas redes sociais, tenho conseguido bons resultados, mas sinto que posso mais. Pretendo divulgar através de palestras.”

CURIOSIDADE

“O trigo é um dos alimentos mais antigos do mundo. Existem registros da sua existência há mais de 6 mil anos. Há relatos da utilização do broto de trigo nos Evangelhos Bíblicos, onde era usado para curar as mazelas da população, numa época em que as plantas eram os remédios.”

Quem quiser saber mais sobre o trabalho da Rosana, pode conferir lá no Instagram @bendito_broto.

RECADO DA CRIS 

“Quando somos bons para os outros, somos ainda melhores para nós.”