Hoje a história é de uma empreendedora que usou a criatividade para recomeçar. Depois de separar do marido e ser demitida, a volta por cima veio graças ao seu talento em criar. Com vocês, Lisiane Moura, 57 anos, moradora do bairro Petrópolis, em Porto Alegre, e proprietária da Lica Moura Acess, uma marca de design de acessórios femininos.

Usando uma de suas produções. Foto: Arquivo Pessoal / Arquivo Pessoal

FOI ASSIM

“Sou de Carazinho e, aos 18 anos, comecei a trabalhar num banco de onde, anos mais tarde, pedi transferência para a Capital. Na infância, me apaixonei por trabalhos manuais, uma influência que vinha da minha mãe: eu a via costurar e comecei também. Na adolescência, já produzia algumas das minhas roupas. Sempre fui de experimentar coisas diferentes como hobby.”

O COMEÇO

“Então, quando minha filha nasceu, eu fiquei dividida entre trabalho, casa e maternidade. O tempo era pouco, o que me impedia de me dedicar somente a isso. Anos mais tarde, com a minha filha já crescida, me separei e fui demitida, então, precisava arrumar algo para nos sustentar. Foi aí que comecei a fazer montagens de bijuterias. Depois, passei a fazer colares utilizando resíduos de couro.”

Utilização de resíduo de couro. Foto: Arquivo Pessoal / Arquivo Pessoal

O NEGÓCIO

“Um dia, achei uma pastilha de vidro e resolvi usá-la junto com o couro, e ficou lindo. Nascia a Lica Moura Acess. A maior dificuldade era e ainda é a divulgação, a visibilidade, então, criei uma página no Instagram para divulgar meu trabalho e comecei a participar de feiras. Depois, fiz parceria com uma loja e, esse ano, comecei a expor em uma loja colaborativa – que eu acredito ser o futuro para os pequenos empreendedores.”

DAQUI PRA FRENTE

“Acredito que consigo viver do meu trabalho. Daqui pra frente, quero continuar produzindo e divulgando meu trabalho, que é feito com amor e dedicação.”

Utilização de resíduo de couro. Foto: Arquivo Pessoal / Arquivo Pessoal

OLHA A DICA!

Um dos grandes desafios é quanto à divulgação e à visibilidade do negócio. Conversei com Tatiane Zago, do Sebrae RS, e pedi uma ajudinha: o que fazer nesses casos?

– Para isso, é essencial conhecer seu público, entendendo seus interesses e necessidades. No Instagram, crie conteúdo de qualidade, mantenha uma voz de marca consistente e use hashtags relevantes. Interaja ativamente com seus seguidores, construa relacionamentos sólidos. Considere investir em anúncios segmentados. Nas feiras, destaque-se com um estande atraente, aproveite para fazer contatos e criar parcerias estratégicas. A combinação dessas estratégias pode impulsionar o reconhecimento da sua marca e promover o crescimento do seu negócio a longo prazo. Elas exigem dedicação, mas os resultados valerão a pena – explica.

RECADO DA CRIS

“Criatividade é a inteligência se divertindo.”