Setembro é o mês dos Festejos Farroupilhas, e muitos eventos rolam por aí para celebrar a nossa cultura. Na Capital, o tradicional Acampamento Farroupilha, no Parque Harmonia, é o cenário de muitos deles. Nesta época, pilchas são tiradas do guarda-roupa, acessórios tradicionalistas são ainda mais valorizados e as inspirações sempre caem bem. Para as mulheres, os penteados usados pelas prendas gaúchas, que normalmente trazem os cabelos presos em coques ou envolvidos nas famosas tranças, costumam chamar bastante a atenção. 

Entre no clima do mês festivo. Foto: Senac / Divulgação / Divulgação

Hoje, Tatiana Martins da Silva, coordenadora dos cursos de beleza do Senac Centro Histórico, vai dar dicas para fazer belas tranças. As modelos são Liziane Alves e Audrey Krindges.

Tradicional

Sempre fica um charme! Foto: Senac / Divulgação

/// Para fazer a trança tradicional, divida o cabelo em três mechas. Sobreponha as mechas laterais por cima daquela que está no centro, revezando entre as mechas da direita e da esquerda.

“Escama de peixe”

Na finalização, vale até aplicar glitter. Foto: Senac / Divulgação

/// Para fazer a trança chamada de “escama de peixe”, comece separando os cabelos em duas mechas. Cruze-as da direita para esquerda e depois da esquerda para a direita, uma sobre a outra.

/// Tire uma mecha do lado de fora para dentro, cruzando-as até o final do cabelo.

Lateral

Foto: Senac / Divulgação

/// Para a trança lateral, separe o lado onde será feita a trança. Com um elástico, prenda o outro lado para facilitar a construção do penteado.

/// Comece pegando uma pequena mecha na parte frontal, divida em três partes e comece a trançar.

/// Depois, vá adicionando mechas bem finas das laterais e junte-as com a trança para incorporá-la.

/// Faça o mesmo processo até acabarem as mechas.

/// Finalize com uma trança comum até o restante do cabelo.

/// Por fim, prenda com um elástico de sua preferência.

Dica da profissional

Use gel ou spray de fixação leve, especialmente para facilitar o manuseio dos fios menores e deixar as tranças alinhadas.