As novidades de primavera/verão 2024 foram anunciadas durante a 30ª edição do Salão Internacional do Couro e Calçado, que rolou em maio em Gramado. Em destaque, as superfícies em jeans chegam com tudo, revestindo detalhes e peças inteiras.

A consultora de moda e estilo Suelen Arrigo visitou a feira e compartilha, em primeira mão, as principais tendências em calçados e acessórios para a próxima temporada.

Scarpins

Clássico que não sai de moda. Foto: Datelli / Divulgação

O clássico continua em alta: nas cores tradicionais e também em azul, amarelo, verde, laranja e roxo.

– Eu apostaria no color block: sapato de uma cor e bolsa de outra, aproveitando a tendência em bolsas coloridas também na temporada – diz Suelen.

Bolsas

Monocolor e jeans: tendências. Foto: Jorge Bischoff / Divulgação

Correntes e metais de formas e cores diferentes invadem as vitrines, inclusive apostando no monocolor (uma só cor) na mesma peça.

O metalizado (dourado ou prata), que já está em alta no outono/inverno 2023, permanece e é o novo “preto básico”, sendo muito fácil de combinar com qualquer look.

Sem contar o jeans, que também chega com tudo!

Tênis

Jeans, logomania, couro, color block, brilho, metalizado e modelo chunky shoes (esportivo,  tem um visual mais robusto, maximalista e imponente) prometem aquecer a temporada.

– O color block (efeito de bloco de cores), que muita gente ainda não sabe como apostar, é uma ótima opção. As cores presentes no sapato podem ser facilmente incorporadas no look, criando visual harmônico – pontua a consultora.

Sandálias e chinelos

Plataformas em alta. Foto: Giulia Domna / Divulgação

Jeans, juta (fibra vegetal têxtil), spikes, correntes e brilho, além do solado tratorado (em plataformas ou rasteiras), são elementos que estarão em alta.

Já em relação ao design, a sandal boot (mistura de sandália e bota, com o calcanhar e a ponta dos pés abertos, mas fechado no comprimento), traz um ar mais fashionista para a temporada.

A ideia de calçados confortáveis, no modelo de plataformas acolchoadas, permanecem.

– Mas quem gosta de salto alto, também estará bem servida nesta temporada: as plataformas e modelos meia-pata também estarão presentes.

Conforto é fundamental. Foto: Ramarim / Divulgação

Para as baixinhas, vale atentar ao modelo: as opções sem amarração no tornozelo, calcanhar e dedinhos de fora alongam muito mais por formar uma linha contínua – conta a especialista.