Lavar ou não lavar os cabelos todos os dias? Eis a questão. Para desmistificar o tema, Sandro Rodrigues, gerente de pesquisas e desenvolvimento de produtos da Phytoervas, conta quais são os principais mitos e verdades sobre o assunto. Confira!

A frequência ideal de lavagem varia de pessoa para pessoa. Foto: Yakobchuk Olena / stock.adobe.com

Muita calma nessa hora

A lavagem diária pode causar danos aos fios e ao couro cabeludo? Mito! O hábito de higienizar as madeixas todos os dias não é necessariamente prejudicial.

– No entanto, é importante considerar alguns fatores, como o tipo de cabelo e o produto utilizado na lavagem – revela Sandro.

Ele explica que pessoas com cabelos oleosos podem se beneficiar da lavagem frequente, pois ajuda a remover o excesso de óleo e impurezas, mantendo os fios mais leves e soltos. Por outro lado, indivíduos com cabelos mais secos ou cacheados devem evitar lavagens diárias, pois isso pode remover os óleos naturais protetores, levando ao ressecamento dos fios.

E lavar os cabelos todos os dias pode levar à queda excessiva de cabelo? Outro mito! Sandro ressalta que não há evidências científicas que comprovem isso:

– A queda capilar é um processo natural do ciclo de crescimento dos fios, e a quantidade pode variar de acordo com cada pessoa.

A lavagem frequente não é uma causa direta de queda de cabelo.

Dicas do especialista

Agora, a pergunta que não quer calar: utilizar xampus com ingredientes naturais pode danificar menos os fios? Verdade!

O especialista da Phytoervas afirma:

– Ingredientes naturais podem ser benéficos para certos tipos de cabelo e couro cabeludo, como extratos vegetais, óleos naturais e ervas, que proporcionam uma limpeza suave e cuidadosa, mantendo a saúde e a hidratação dos fios.

Além disso, o especialista explica que lavar os fios todos os dias pode desbotar a coloração mais rapidamente:

– A frequência da lavagem pode afetar a duração da coloração. A exposição frequente à água e aos agentes de limpeza presentes nos xampus pode levar ao desbotamento mais rápido da coloração.

Ele sugere que, para preservar a cor, pessoas com cabelos tingidos devem considerar alternar a lavagem diária com dias em que utilizam xampus a seco ou adotar produtos específicos para cabelos coloridos.