Como diria o nosso DJ Hans Ancina, “Evidências”, de Chitãozinho & Xororó, é o hino não-oficial do nosso país. Mas se eu lhe contar que, na verdade, a música lançada pela dupla em 1990 é uma regravação? E, por incrível que pareça, nem Chitãozinho nem Xororó compõem o time de compositores desse sucesso. Vem descobrir algumas curiosidades sobre a faixa!

A história de “Evidências”

Antes de ser gravada e publicada no álbum “Cowboy do Asfalto” na década de 90 por Chitãozinho & Xororó, “Evidências” foi lançada pela primeira vez no disco “Veneno, Mel e Sabor” (1989), do cantor e compositor Leonardo Sullivan. No entanto, a música passou despercebida na época, sem causar grandes repercussões.

Apesar de não ter feito sucesso de primeira, a persistência de José Augusto, compositor da música em parceria com Paulo Sérgio Valle, fez tudo acontecer. O autor enviou uma fita cassete com algumas faixas para a avaliação de Chitãozinho & Xororó. A dupla, logo de cara, ficou encantada pela intensidade da letra. Decidiram, então, gravar “Evidências”, que se tornou o primeiro single do disco.

A intenção por trás da composição

Ao escrever “Evidências”, José Augusto e Paulo Sérgio Valle desejavam transmitir uma história de amor bem-sucedida. No entanto, poucos acreditavam no potencial da faixa, considerando-a complicada e sem chances de sucesso. A exceção foi Michael Sullivan, antigo parceiro de José Augusto, que viu algum potencial e a incluiu no álbum de seu irmão, o cantor Leonardo Sullivan.

Ouça abaixo a versão original, performada por Leonardo:

Mesmo com a faixa não fazendo sucesso na voz de Sullivan, a dupla de compositores não se deu por vencida. Enviaram aos irmãos Lima (sobrenome de Chitãozinho e de Xororó) que se apaixonaram pela música e adotaram como sua. A dupla sertaneja já estava ocupando as paradas por conta de sucessos como “Fio de Cabelo” (1982) e “60 Dias Apaixonado” (1979), mas nem desconfiavam que o maior hit de suas carreiras ainda estava por vir.

Em entrevista ao Portal G1, Xororó lembrou as origens da canção.

“(José Augusto) falou ‘Uma regravação, se vocês quiserem aproveitar…’. Quando a gente ouviu, meu Deus!”, contou o sertanejo sobre a primeira vez que ouviu a faixa.

O hino não-oficial do Brasil

O disco “Cowboy do Asfalto” vendeu mais de um milhão de cópias encomendadas antes mesmo do lançamento. O álbum foi um dos mais vendidos do Brasil não apenas em 1990, mas também em 1991.

No YouTube, a faixa ultrapassa 87 milhões de visualizações. Confira abaixo:

A faixa já foi regravada mais de 80 vezes, incluindo versões em espanhol, francês, italiano, inglês e até japonês.

Artistas como Roberto Carlos, Fresno, Alcione, Daniel, Sandy, Cristiano Araújo, Israel Novaes, Gusttavo Lima e Bruno & Marrone também gravaram a música ao longo dos anos. No exterior, Ana Gabriel e Lucero estão entre os nomes que fizeram covers da faixa.

Além disso, “Evidências” é considerada a música mais tocada nos karaokês de todo o Brasil e foi uma das campeãs do streaming durante a Copa do Catar, em 2022, consolidando-se como um verdadeiro hino não-oficial brasileiro.

Treta com os compositores

Uma das críticas mais recorrentes em torno da história de “Evidências” é um suposto apagamento dos compositores da música.

A situação veio à tona após o norte-americano Bruno Mars cantar uma versão da música no The Town de 2023, gerando uma avalanche de comentários nas redes sociais.

No entanto, em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo, José Augusto minimizou a polêmica.

“O compositor já está preparado para isso. Ele é o cara que trabalha em silêncio e sabe que isso pode acontecer”, declarou o escritor.

Na mesma época, em entrevista ao G1, Paulo Sérgio Valle refletiu sobre a faixa como um verdadeiro fenômeno.

“Já não é mais nossa, né? É do Brasil essa música, é do mundo”, concluiu.

 

Isso é verdade, Paulo! “Evidências” é o NOSSO hino!

Leia também: GUSTTAVO LIMA COLOCA COUNTRY DENTRO DO SERTANEJO EM “NÃO POSSO FALAR”; OUÇA AGORA.