Perdi as contas de quantas mulheres eu conheço que fazem dupla jornada – a maioria, por necessidade. É uma ginástica para fechar as contas e, aí, entra na jogada o talento ou uma paixão. 

Com a personagem de hoje foi assim. Além de dar um gás na renda da família, ela utilizou o crochê como ferramenta para acalmar a sua mente. Com vocês, Karine Carniel, 45 anos, moradora do bairro Cristo Redentor, em Porto Alegre, e proprietária do Karine Carniel Ateliê.

Karine e suas agulhas. Arquivo Pessoal / Arquivo Pessoal

FOI ASSIM 

“Eu tenho dupla jornada, sou funcionária de uma empresa e empreendo no crochê. Na pandemia, a empresa precisou parar e, então, tiramos férias. Depois, tivemos o contrato de trabalho suspenso por três meses. Nesse meio tempo, com a orientação de ficar em casa, comecei a procurar algo que me acalmasse do estresse de toda a situação. Então, encontrei o trabalho com fio de malha na internet e me apaixonei.”

VIROU NEGÓCIO  

“Comprei material e comecei a produzir as peças para uso próprio, até que meu marido falou: ‘Onde tu vais colocar tudo isso que tu estás fazendo? Por que tu não começas a vender? Está tudo tão bonito!’. E, assim, começou o Karine Carniel Ateliê. Produzo bolsas e mateiras em fio de malha, através do chamado crochê moderno.”

Bolsas. Arquivo Pessoal / Arquivo Pessoal

DESAFIOS

“Minha dificuldade tem sido conciliar as demandas, já que o tempo é curto. Então, em família, delego o que posso para poder me dedicar ao ateliê. Porque preciso me dedicar à produção, ao financeiro, ao marketing, à logística, ao atendimento e, também, a fazer as vezes de modelo, além de participar de cursos de aperfeiçoamento. Eu sou minha equipe toda.”

Mateiras. Arquivo Pessoal / Arquivo Pessoal

INSPIRAÇÃO

“A motivação para seguir vem da minha família, principalmente do meu marido e do meu filho. Minha expectativa e meus esforços estão em me tornar autoridade no meu nicho e ter minhas peças reconhecidas e admiradas.”

Itens personalizados. Arquivo Pessoal / Arquivo Pessoal

DAQUI PRA FRENTE

“Nessa jornada, tenho aprendido muitas coisas. Me dei conta de que é preciso encantar o cliente não só com o produto, mas com toda a experiência de compra, e detalhes que fazem a diferença. Tudo para o cliente se sentir único e especial como ele realmente é.”

Quem quiser conferir um pouco das maravilhas que a Karine produz, pode ir no Instagram @karinecarniel_atelie.

RECADO DA CRIS

“Faça valer a pena, as oportunidades não voltam.”

Leia também: NOIVOS: MARI ARAÚJO E GUSTAVO MARTINS CELEBRAM O AMOR COM UM PEDIDO DE CASAMENTO INESQUECÍVEL.