Pequenas mudanças nos hábitos do dia a dia, desde a maneira como enxágua e penteia os fios até a adoção de uma dieta equilibrada, são fundamentais para manter um cabelo saudável. Para conquistar os fios dos sonhos, confira cinco dicas para incluir na sua rotina. A cabeleireira Elisa Gugel traz sugestões eficientes que vão te ajudar a ter fios que chamam a atenção por aí. 

Elisa Gugel. Foto: Instagram / Reprodução

Limpeza

Na hora do banho, evite lavar os cabelos com água muito quente, que pode ressecar os fios. A temperatura da água de morna para fria é sempre a melhor opção para evitar o ressecamento dos fios e danos no couro cabeludo, como o surgimento de caspas. Outro ponto importante é evitar lavar as madeixas em excesso, já que os produtos e a água podem remover os óleos naturais do couro cabeludo, deixando os fios menos resistentes.

Alimentação e hidratação

O consumo de água também tem um impacto positivo na saúde dos fios. A desidratação pode tornar os cabelos secos, quebradiços e sem brilho. Além disso, uma dieta rica em vitaminas, minerais e proteínas é fundamental para a saúde dos fios. Inclua nas refeições frutas, vegetais, proteínas e alimentos ricos em ômega-3, como peixes.

Dicas simples podem fazer toda a diferença nas madeixas. Foto: RhedCo / Divulgação

Cuidados no verão

Use produtos com proteção UVA / UVB, apropriados para proteger os cabelos do sol. Evite molhar os fios na água da piscina, por conta do cloro e sulfato de cobre (componente que age para eliminar o limo), que são substâncias muito agressivas e danificam as madeixas.

Calor 

Evite o uso excessivo de fontes de calor que podem causar danos aos cabelos, como secadores, chapinhas e modeladores. Antes de preparar o penteado, use um protetor térmico, que minimize os efeitos do calor nos fios.

Penteados

Tente evitar atritos na hora de escovar os fios. Escolha escovas ou pentes que sejam indicados para o seu tipo de cabelo e comece a escovação pelas pontas. Preste atenção na hora de usar elásticos e acessórios, para que os fios não sejam danificados enquanto são presos.