Já estamos em 2023, e cabe a nós escrevermos a história desse ano. Para quem tem seu próprio negócio, é a chance de fazer render os 360 dias que tem pela frente. Os desafios chegam junto com a esperança de um ano incrível… Quem empreende sabe como é.
Mas, afinal, o que esperar?
Eu reuni quatro mulheres empreendedoras para saber a expectativa delas.
Confere aí!
Letícia Maria Barbosa, proprietária da Luminárias D’Classe
“A empresa completará um ano em março. Quero seguir pensando de forma criativa, realizando conexões com outros empreendedores e aprendendo mais com essas trocas. Como mulher negra empreendedora, sei que o caminho é longo e que são muitos os desafios, mas sinto que estou na trilha certa, orgulhosa e apaixonada por esse empreendimento.”
Andréia Orsini, proprietária do Arq3GDecor
“Nós pretendemos conectar cada vez mais pessoas a espaços, espaços de viver bem, onde a vida acontece. Esperamos contribuir para as memórias e os momentos que são a essência das nossas vidas, projetando ambientes que tragam conforto, funcionalidade e beleza ao dia a dia dos nossos clientes.”
Tatiana Cercal Britto, proprietária da Donna Tati Sapatilhas
“O novo ano chega com a necessidade de avaliar minha trajetória até aqui. A empresa fará quatro anos em março, e vou criar um plano de ação para o posicionamento da marca, agregando valor e fidelizando mais clientes. Quero criar coleções com produtos limitados, que serão a cereja do bolo. Minhas expectativas são as melhores possíveis: trabalhar para fortalecer minha marca e continuar oferecendo um produto de qualidade e com preço justo. Eu sigo firme na proposta de convidar as mulheres a descerem do salto sem perder a elegância.”
Camila Cardoso, proprietária da Casa Anjo Doce
“Eu e minha sócia esperamos que 2023 seja um ano de muito aprendizado, com uma produção farta de muitas delícias. Que possamos trabalhar forte para vencer os desafios que surgirem, que nosso café continue sendo um lugar acolhedor para nossos clientes, como foi em 2022. Desejo que eu tenha muita saúde, resiliência e que minha caminhada seja firme e reflexiva para saber o melhor caminho a seguir. Que eu possa compartilhar lindos e abençoados momentos com meus filhos e marido.”
Se prepare!
Se o desafio é grande, precisamos nos preparar ainda mais para enfrentá-lo. A seguir, dicas que podem te ajudar a ter mais tranquilidade e sucesso nos negócios em 2023.
Olhe para trás
/// “Por onde eu começo?” é uma pergunta frequente, e o melhor início é olhar para trás. Se o planejamento é um GPS, é importante enxergar no retrovisor dessa jornada e aprender com a sua trajetória. Vale olhar o passado de uma maneira objetiva e positiva, analisando o que é sua responsabilidade enquanto empreendedora e o que está atrelado a questões de gênero e socialização.
Saiba onde quer chegar
/// Seu GPS só vai funcionar se você souber onde quer chegar, ou seja, qual a sua meta para esse ano? A partir da reflexão feita no primeiro passo, pergunte-se o que você quer: faturar mais, aumentar a equipe, ter mais tempo de folga, conquistar mais clientes?
Preste atenção no trajeto
/// Como vamos chegar lá? Assim como um GPS mostra que estrada pegar, o planejamento vai indicar como conquistar seu objetivo. Para isso, desdobre suas metas em pequenas ações a serem implementadas ao longo do ano, com prazos realistas para a execução de cada uma delas.
Reajuste a rota sempre que necessário
/// Imprevistos acontecem! Mudanças de plano, oscilações de mercado, propostas inesperadas fazem parte da vida. Ao longo do ano, realize o monitoramento constante e contínuo do seu planejamento.
Rede de relacionamento
/// Uma rede de conexão e apoio é chave no empreendedorismo feminino. Fortalecer o relacionamento com outras mulheres pode alavancar o seu negócio, pois permite a troca de experiência e promove a ampliação de mercado.
Fonte: Sebrae
Recado da Cris
“É a mudança que faz a vida acontecer. Que esse ano seja transformador para você.”
COMENTÁRIOS
Ao enviar seu comentário você automaticamente concede AUTORIZAÇÃO para utilizar, reproduzir e publicar sua imagem e comentário, incluindo o conteúdo das suas declarações e opiniões, através de qualquer meio ou formato, em veículos de comunicação integrantes do GRUPO RBS.