A coluna de hoje conta a história de uma mulher apaixonada. Foi essa a primeira impressão que tive quando a conheci, em um evento sobre empreendedorismo feminino. O modo como ela falava da sua empresa, dos projetos sociais e da satisfação em melhorar a autoestima de outras mulheres me deixou encantada. 

Então, compartilho com vocês um pouquinho da trajetória da Paula Zavareze, 32 anos, moradora do bairro São João, aqui na Capital, e proprietária da Ecobotica Natural Beauty, empresa que desenvolve cosméticos de forma saudável, sem testes em animais e ainda possui um certificado importantíssimo, chamado Hallal. Confere aí!

SER PERFEITA 

“Fui uma criança saudável e simples no interior no Estado, ao lado dos meus avós. Ao mesmo tempo, tive uma infância cheia de exigências ao lado da mãe. Para ela, eu precisava ser perfeita, e isso incluía ser magra e meiga. Nossa relação se resumia à comparação pelas filhas das amigas serem tudo isso, e eu, não. Estava fora do padrão que ela considera bonito. Aos cinco anos, fui levada ao salão para fazer as primeiras mechas loiras. Aos nove, ela acreditou que remédios antidepressivos eram a solução para eu comer menos. Aos 14, remédios para emagrecer. Aos 16 anos, aceitei que, para ser bonita, precisava seguir o padrão. E comecei a alisar meu cabelo e aprender a me maquiar para disfarçar meu nariz fora do padrão. Aos 21, me torno loira e assumo essa identidade. Aos 24, faço minha primeira cirurgia plástica e, depois, mais duas em questão de 18 meses. Por anos, segui um padrão de beleza e fui elogiada por isso, o que me confundia muito se isso era quem eu queria ser ou o que me fazia sentir pertencente e aceita.”

SER LIVRE

“Em 2014, minha mãe morreu, e a saudade do que nunca vivemos se transformou em uma libertação sobre o meu corpo. Com muita terapia, entendi também que as exigências e o comportamento da minha mãe foram para me proteger. Acho que ela queria que eu fosse o que ela não conseguiu ser, e que seguir um padrão de beleza me faria mais feliz. Em 2016, saí do meu emprego de carteira assinada e fui morar em Florianópolis. Lá, passei a viver um estilo de vida sem pressão. Passei a atuar como coach de mulheres empreendedoras. Em 2020, com uso de máscara, minha acne aumentou. Minha pele ficou ainda mais sensível e entendi que acne hormonal não se cura com medicação, mas que é possível controlar com hábitos saudáveis, que incluem o cuidado com a pele de forma específica.”

NASCE A ECO

“A Ecobotica nasceu em 2020 para tentar resolver este problema pessoal, mas que, na verdade, é o problema principal de diversas mulheres brasileiras. A minha busca é levar em consideração toda nossa cultura, clima, miscigenação, rotina e principalmente nossa beleza natural. As fórmulas são sustentáveis, livre de testes em animais, veganas, naturais. Hoje, tenho muito orgulho em falar que a Ecobotica é pioneira – somos a primeira empresa de cosméticos natural e vegana com certificação Halal.”

CERTIFICAÇÃO

“A Ecobotica é uma marca 100% gaúcha e a primeira de cosméticos veganos e naturais com selo Halal no Brasil. Essa certificação significa que nossos produtos são seguros ao consumo muçulmano. Atualmente, o Brasil tem 2 milhões de muçulmanos. Quando decidimos abraçar a pluralidade feminina, optamos por conquistar a certificação Halal para abraçar mulheres brasileiras que, muitas vezes, não são vistas como brasileiras. Essa certificação avalia, além das matérias primas e da produção dos cosméticos, o cuidado com todas as pessoas envolvidas no processo. Todas as etapas precisam seguir valores essenciais que são a base da Ecobotica, como moralidade, saúde, excelência e bem-estar de todos.”

DAQUI PRA FRENTE

“Hoje, o que me motiva é poder mostrar às mulheres brasileiras que é possível abraçar a nossa beleza natural, que a gente se olhe no espelho e fique satisfeita sem precisar seguir um padrão. Me motivo a continuar pela minha mãe, que entregou a sua vida a amar e cuidar das pessoas, lição que eu levo para Ecobotica.”

No Instagram, no @ecoboticanaturalbeauty, tem mais detalhes sobre o trabalho da Paula.

RECADO DA CRIS 

“A melhor liberdade é quando você se livra do que te faz mal.”