Recentemente,  conheci o trabalho da cabeleireira Elisa Gugel, natural de Arvorezinha, mas que atua em Porto Alegre, no salão de beleza Maison 31. Ela inovou ao apostar na técnica de fazer mechas sem usar descolorante! 

Há 18 anos no mercado da beleza, ela desenvolveu a técnica para usar no seu próprio cabelo, há 12 anos, por ter fios muitos sensíveis ao descolorante tradicional.

Conheça os detalhes do procedimento.

Como é o processo 

A cabeleireira explica como desenvolveu sua técnica:

– Meu cabelo sempre quebrava, mesmo que não fosse na hora da aplicação do descolorante. Com o passar dos dias, acabava se “esfarelando”. Então, tive a ideia de começar a desenvolver misturas de colorações para clarear algumas mechas. Foi quando passei a alcançar cores incríveis, chegando a clarear até seis tons, de acordo com o cabelo. Hoje, praticamente uso somente esta técnica com as minha clientes.

– As mechas feitas com descolorante, normalmente, causam perda de massa capilar (material que forma os fios). A amônia, presente no pó descolorante, causa esse ressecamento – explica.

Diferença entre técnicas

A técnica de mechas sem a aplicação de descolorante é feita com uma mistura de colorações que não danifica os fios, clareando entre quatro a seis tons do cabelo. A mistura possui ácido hialurônico e filtro solar em sua formulação.

A durabilidade é a mesma de mechas feitas com descolorante. O processo pode ser feito em fios com mechas ou naturais. Em cabelos com coloração ou tonalizante, a cabeleireira utiliza descolorantes sem amônia, que não danificam os fios.

Existe contraindicação ou todo mundo pode fazer?

– Com essa técnica sem descolorante e com a do descolorante sem amônia, atendo muitas grávidas e lactantes. Mesmo assim, peço que façam o procedimento a partir do terceiro mês de gestação e com a liberação do médico responsável – pontua Elisa.

DEIXA EU TE CONTAR

Fiz as mechas sem descolorante, em maio, e senti uma grande diferença no resultado: o cabelo não fica com aspecto ressacado e não perde volume nas pontas. Além disso, a raiz não precisou ser esfumada, como de costume, pois Elisa consegue obter um efeito mais natural com sua técnica.

O valor do investimento, no salão em que a Elisa atende, parte de R$ 500. Porém, tudo depende do tamanho do cabelo e de quais produtos o profissional utilizará.