Se jogar no empreendedorismo não é tarefa fácil. Exige um montão de coisas, além de coragem. A saída para muita gente é se aventurar no negócio e, ao mesmo tempo, continuar com um emprego. Não abandonar aquele trabalho que traz segurança é uma opção de muita gente. É o caso da Marília, pelotense, auxiliar de escritório e sócia proprietária da Aumário, empresa que produz roupas e acessórios pet com humor, leveza e amor.

COMO FOI

“Meu nome é Marília Rodrigues Moraes, tenho 29 anos e moro em Pelotas. A ideia da produção de roupas pet surgiu em plena pandemia. A – até então – veterinária do meu cachorro, Katiellen das Neves, hoje minha sócia, sugeriu que tentássemos produzir acessórios com estampas divertidas para dar um up nas vendas. Inicialmente, eu e ela fizemos bandanas de estampas variadas e logo vendemos tudo. Hoje, a Aumário produz bandanas, laços, gravatas, camisas, vestidos, moletons e mantas.”

SEGUIMOS NO EMPREGO

“Tanto eu quanto a minha sócia não abandonamos nossos empregos. Eu ainda trabalho como auxiliar de cartório, e ela é veterinária. A inspiração para começar a produzir essas peças foi o Victor Valentin, meu shih-tzu de 10 anos. Sempre tive o hábito de vesti-lo e fazer fotos engraçadas. Disso surgiu a oportunidade de montar a nossa própria confecção e divertir as casas alheias.”

SUSTO 

“O momento mais difícil foi quando a nossa colaboradora Claudia, que faz costuras para nós, contraiu covid. Logo a minha sócia também teve. Foram dias angustiantes, mas hoje todas passam bem.”

PROPÓSITO

“Nosso propósito é dar mais conexão entre tutor e pet, uma vez que a escolha de uma roupa, o processo de vestir, enviar fotos, receber elogios, tudo isso gera um momento de troca entre pais e filhos caninos. O meu propósito é manter a Aumário como uma empresa referência, sempre inovando nas peças. Conseguir expressar o meu amor pelo mundo pet através das coleções que vestem nossos aumigos.”

INSPIRAÇÃO

“Umas das frases mais reflexivas para mim é: ‘Cuidado, vão dizer que foi sorte’. Ela foi dita para minha mãe após longas noites de estudo para passar em um concurso público. Ela fez a faculdade com filho no colo, relacionamento abusivo, família que não deu suporte e, após a estabilidade financeira, ouviu: ‘Nossa, como tu tens sorte’. Atualmente, uso muito essa frase com a minha sócia, pois trabalhamos em turno integral nas nossas áreas de formação e, por muitas vezes, fomos madrugadas adentro produzindo peças. Então, estamos prontas para ouvir que tudo isso foi sorte e saber que foi dedicação.”

DAQUI PARA FRENTE

“Eu sou a medrosa, e a Katiellen é a visionária. Nos completamos e equilibramos as expectativas com as nossas personalidades. A ideia é fazer a Aumário crescer e aparecer. O mercado pet está em alta, e nós temos diferenciais para oferecer. Então, a pretensão é aumentar o time, aumentar a produção e levar a Aumário pro mundo. Pensar positivo e expressar isso é uma das minhas qualidades. Sempre me dedico ao máximo para fazer o que é possível. Busco alternativas e soluções antes de desistir. Pessoas boas não se conhecem, elas se reconhecem!”

DICA DE LEITURA

A dica de livro é de uma amiga que realizou o sonho e, enfim, participou da criação de um livro infantil. Na pandemia, em meio ao isolamento social, Michele Rocha se reconectou com a arte, e muitas portas se abriram. O convite para ilustrar o Bruxolívia, a Bruxa Boa partiu de Nicole Steffens Spohr, fundadora da editora e também autora da sensível história, que é contada em forma de poesia.

Uma homenagem a todas as mulheres curandeiras, benzedeiras e parteiras que foram violentadas ou mortas por conta dos seus saberes tradicionais. O livro mostra que todas as pessoas que respeitam os ciclos da vida, cuidam de si mesmas e dos outros com plantas e espalham o amor são, na verdade, bruxas modernas!

O livro pode ser adquirido por R$ 49 no site falafrida.com.br/emporiodasfridas.

Recado da Cris

“Dificuldades preparam pessoas comuns para destinos extraordinários.”