Natural de Igrejinha, mas atualmente residindo em Sapiranga, Luiza Barbosa, 17 anos, ganhou destaque ao mostrar todo o seu talento no The Voice Kids 2019. Ela fez parte do time de Claudia Leitte e representou o Rio Grande do Sul na final do reality da Globo.

Já nasceu com talento no DNA! Foto: Divulgação

Incentivada pelos pais, sua carreira começou aos sete anos. Sempre orgulhosa de suas raízes, foi declamadora e dançarina de um Centro de Tradições Gaúchas (CTG), recebendo vários prêmios, que só somaram em sua trajetória. Música, dança e poesia estão no seu DNA, bem como o nativismo rio-grandense e clássicos da MPB.

Fez parte do time de Claudia Leitte. Foto: César Alves / TV Globo

Por meio de Seu Toque, sua mais recente música de trabalho, a cantora busca um novo posicionamento, com uma pegada sertaneja, mas sem perder suas origens. No próprio videoclipe, Luiza retrata o cotidiano dos rodeios – ambiente onde cresceu –, com cenas que mostram a galera jovem nos shows e a mulher nas provas.

Atualmente, nossa gauchinha está passando por uma transição de carreira, uma nova era,  cantando e encantando com uma pegada mais sertaneja.

A música Seu Toque é a primeira de várias outras que Luiza está trabalhando nesta nova fase, inclusive com músicas autorais que serão lançadas ainda em 2024, e algumas delas com participações especiais, indo ao encontro de uma projeção nacional para sua carreira.

Nesta entrevista, Luiza fala mais sobre as mudanças. Confira.

De onde veio a vontade de migrar para o sertanejo? 

O sertanejo sempre fez parte da minha vida, desde pequena, até porque uma das minhas maiores inspirações como mulher, é a minha avó. Ela era cantora sertaneja, cantava em baile, então sempre foi uma vontade minha, uma paixão muito grande por esse estilo musical, até porque conversa muito com a minha essência que é a música gaúcha também. Mescla tudo um pouco… E essa mistura desses dois ritmos que fizeram parte de toda a minha vida forma a artista que eu estou mostrando cada vez mais para o público. A gauchinha do Brasil está trabalhando muito para juntar o gaúcho e o sertanejo para levar para esse mundo todo.

Cultura do RS é uma de suas inspirações. Foto: Francielly Brites / RBS TV

Quem sãos suas referências musicais? 

Me espelho em muitas mulheres para cantar. Desde muito pequena, sempre assisti várias mulheres que me identificava, que eram fortes não só encima do palco, mas fora dele também. Uma delas, Marília Mendonça (1995 – 2021), minha maior inspiração, principalmente no meio sertanejo pela forma dela de se expressar, representar o amor, que é um dos sentimentos mais bonitos que existem.

Leia também: PLANETA ATLÂNTIDA: GUSTTAVO LIMA PROMETE SHOW COM VÁRIOS HITS NESTE SÁBADO.