Nada será como antes. O mundo, em função da pandemia de coronavírus, está mudando, e precisamos estar preparados para o novo momento. Repensar atitudes nunca fez tanto sentido para diversos segmentos, inclusive para a moda, que também está passando por um período de transformação.
Aposto que, durante o isolamento social imposto para a contenção da covid-19, muitos ficaram até assustados ao perceberem a quantidade de peças em desuso no guarda-roupa. Faça esse exercício: experimente se perguntar sobre a real necessidade de tudo o que foi comprado. Será que a resposta vai ser positiva?
Conversei com Luciana Bulcão, professora de moda do Senac-RS e fashion designer, para entender um pouco mais sobre novas tendências de consumo e comportamento.
Mudança de comportamento
A professora Luciana acredita na mudança de comportamento do consumidor pós-pandemia de covid-19.
— O primeiro ponto é que fomos “forçados” a aprender a comprar pela internet. Mesmo quem tinha receio, se viu em uma situação em que não tinha muita escolha. Acabamos desenvolvendo novas aptidões, que tendem a ficar presentes em nossas vidas — comenta.
O cenário econômico também influencia nos hábitos de consumo.
— Outro ponto a ser ressaltado é a escassez. Com um cenário econômico instável, compramos em menor quantidade. Devido a isso, precisamos, cada vez mais, ter certeza da compra — afirma a especialista que também acredita na procura e na valorização de produtos de maior qualidade, que possam ser aproveitados por mais tempo.
Consumo consciente
Não se preocupe se a sua ficha ainda não caiu. O processo de conscientização pode ocorrer aos poucos, por meio de pesquisa, buscando saber o que está por trás de cada produto que desperta o desejo da compra.
Luciana traz dicas importantes a respeito:
— Informe-se sobre como o produto que pretende adquirir é feito. Pergunte qual é a matéria-prima utilizada, descubra quem são as pessoas responsáveis pela confecção do produto que você pretende usar e quais os impactos desta compra para o planeta. Só assim, podemos optar por fazer escolhas mais sustentáveis e migrar para um consumo consciente de moda.
Preste atenção!
A partir de hoje, algumas marcas começam a estampar em suas produções o selo Moda Autoral Gaúcha, que já tem apoio do governo do Estado, para incentivar o consumo local de moda.
A iniciativa partiu de profissionais da indústria da moda, como a nossa entrevistada, Luciana Bulcão, em parceria com um grupo de empreendedoras e docentes da área. A intenção é apoiar pequenos negócios que lutam para sobreviver em meio à crise.
Ver essa foto no Instagram
Deixa eu te contar
Atualmente, a ideia é ajudar os empreendedores locais e pequenos negócios para que consigam sobreviver à crise. Apoie conhecidos, amigas, colegas, vizinhas e marcas que estão lutando para continuar existindo em meio a pandemia.
COMENTÁRIOS
Ao enviar seu comentário você automaticamente concede AUTORIZAÇÃO para utilizar, reproduzir e publicar sua imagem e comentário, incluindo o conteúdo das suas declarações e opiniões, através de qualquer meio ou formato, em veículos de comunicação integrantes do GRUPO RBS.