LEITE QUE VALE OURO
O mês de Agosto é mundialmente dedicado a promover a amamentação. Em diversos países esse mês é todo pautado em torno da conscientização e incentivo ao aleitamento materno. Estudos comprovam que a amamentação é capaz de salvar a vida de cerca de 13% das crianças, menores de 5 anos, em todo o mundo.
No Rio Grande do Sul, temos o “Agosto Dourado” onde o estado promove campanhas que, de alguma forma, incentivem e sensibilizem a população sobre a amamentação.
O Teteu, meu filho, mamou, bem menos do que eu gostaria mas mamou. Ele foi até os cinco meses, exclusivamente no peito e, depois, tive que complementar com fórmula porque a cria era gulosa e eu realmente não conseguia atender a fome do mocinho.
Por favor, acreditem eu mim, eu fiz de tudo! Tomava cinco litros de água por dia, fiz uma dieta alimentar para melhorar a produção, não estava estava estressada, pelo contrário, estava feliz, e mesmo assim ouvia pessoas dizendo “não existe essa história de não ter leite”!!!
Affff eu fingia que não escutava mas sabia do meu empenho em produzir leite para o Matheus e, por isso, relaxei. Fiz de tudo mas não rolou então complementei com fórmula e tudo certo.
O fato é que a amamentação é um dos momentos mais incríveis que se pode ter, é um ritual de pura conexão entre mãe e filho. Nós, mulheres, vamos entregando amor, afeto e saúde em forma de leite.
AÇÕES PARA ELOGIAR
Aqui no estado a deputada Juliana Brizola é uma defensora da causa e autora de projetos de lei que incentivam as salas de apoio à amamentação em empresas públicas e privadas, bem como o aleitamento materno de forma geral. Achei essa ideia das salas de amamentação genial!
Segundo o pediatra Roberto Issler as salas de amamentação trariam muitos benefícios.
“Esses espaços iriam beneficiar toda a sociedade, pois após a licença maternidade a volta ao trabalho pode ser algo que dificulte a manutenção da amamentação. Então, é importante que as empresas, tanto públicas quanto privadas, se conscientizem e ofereçam um espaço adequado para as mães tirarem seu leite com segurança e tranquilidade.”
É também uma questão de satisfação e valorização da mulher sendo respeitada no seu direito e na sua escolha de manter a amamentação.
“Bebê amamentados ficam bem menos expostos a infecções, especialmente pneumonias, otites. Crianças que mamam têm muito menos chance de apresentar sobrepeso, alergias, asmas e todas aquelas doenças crônicas têm efeitos menos intensos nas crianças que são amamentadas.”
PÉROLAS
“Mãe, me acorda bem cedinho, quando o dia esclarecer”?
(Elis, 5 anos)
“Enquanto olhava um mapa da Europa…
–Pai, as pessoas suínas, elas são legais?
– Suíços, filha.”
(Nina, 12 anos)
“Mãe, porque reunião de pais só vão as mães?”
(Maria Eduarda, 5 anos)
COMENTÁRIOS
Ao enviar seu comentário você automaticamente concede AUTORIZAÇÃO para utilizar, reproduzir e publicar sua imagem e comentário, incluindo o conteúdo das suas declarações e opiniões, através de qualquer meio ou formato, em veículos de comunicação integrantes do GRUPO RBS.