LEITE QUE VALE OURO

O mês de Agosto é mundialmente dedicado a promover a amamentação. Em diversos países esse mês é todo pautado em torno da conscientização e incentivo ao aleitamento materno. Estudos comprovam que a amamentação é capaz de salvar a vida de cerca de 13% das crianças, menores de 5 anos, em todo o mundo.

No Rio Grande do Sul, temos o “Agosto Dourado” onde o estado promove campanhas que, de alguma forma, incentivem e sensibilizem a população sobre a amamentação.

O Teteu, meu filho, mamou, bem menos do que eu gostaria mas mamou. Ele foi até os cinco meses, exclusivamente no peito e, depois, tive que complementar com fórmula porque a cria era gulosa e eu realmente não conseguia atender a fome do mocinho.

Por favor, acreditem eu mim, eu fiz de tudo! Tomava cinco litros de água por dia, fiz uma dieta alimentar para melhorar a produção, não estava estava estressada, pelo contrário, estava feliz, e mesmo assim ouvia pessoas dizendo “não existe essa história de não ter leite”!!!

Affff eu fingia que não escutava mas sabia do meu empenho em produzir leite para o Matheus e, por isso, relaxei. Fiz de tudo mas não rolou então complementei com fórmula e tudo certo.

O fato é que a amamentação é um dos momentos mais incríveis que se pode ter, é um ritual de pura conexão entre mãe e filho. Nós, mulheres, vamos entregando amor, afeto e saúde em forma de leite.

 

View this post on Instagram

 

✨ Uma das coisas mais difíceis pra quem é mamãe e, amamenta, é encontrar uma roupa que seja prática! É sempre um parto, literalmente ? A gente acaba repetindo o figurino em nome da praticidade. Porque na hora que o berro pega quanto mais rápido a teta chegar, melhor… mas aí a roupa atrapalha e tu parece uma pessoa com ataque epilético mas é só uma mãe tentando tirar a teta pra fora! #quemnunca?! ? Tive alguns ataques até conhecer as gurias da @love_milk_roupas_amamentacao ??? Roupa prática pra caramba e com vários modelos! Usei muito esse vestido aí da foto e já tô louca pra conhecer a coleção de inverno!!! Indico demaaaais! ? Lindo esse registro @deboradrechslerfotografia ❤️ #lovemilkroupasamamentacao #maternidade #amamentacao

A post shared by Cris Silva (@realcris.silva) on

AÇÕES PARA ELOGIAR

Aqui no estado a deputada Juliana Brizola é uma defensora da causa e autora de projetos de lei que incentivam as salas de apoio à amamentação em empresas públicas e privadas, bem como o aleitamento materno de forma geral. Achei essa ideia das salas de amamentação genial!

Segundo o pediatra Roberto Issler as salas de amamentação trariam muitos benefícios.

“Esses espaços iriam beneficiar toda a sociedade, pois após a licença maternidade a volta ao trabalho pode ser algo que dificulte a manutenção da amamentação. Então, é importante que as empresas, tanto públicas quanto privadas, se conscientizem e ofereçam um espaço adequado para as mães tirarem seu leite com segurança e tranquilidade.”

É também uma questão de satisfação e valorização da mulher sendo respeitada no seu direito e na sua escolha de manter a amamentação.

“Bebê amamentados ficam bem menos expostos a infecções, especialmente pneumonias, otites. Crianças que mamam têm muito menos chance de apresentar sobrepeso, alergias, asmas e todas aquelas doenças crônicas têm efeitos menos intensos nas crianças que são amamentadas.”

PÉROLAS

“Mãe, me acorda bem cedinho, quando o dia esclarecer”?
(Elis, 5 anos)

“Enquanto olhava um mapa da Europa…
Pai, as pessoas suínas, elas são legais?
Suíços, filha.”
(Nina, 12 anos)

“Mãe, porque reunião de pais só vão as mães?”
(Maria Eduarda, 5 anos)

Clique aqui para curtir a nossa página no Facebook!