Peguei o calendário e me dei conta que faltam apenas vinte “sextas-feiras” para terminar o ano. Calma! Eu também me apavorei, mas a hora é justamente de dar uma turbinada no planejamento nesse segundo semestre para começar bem o próximo ano.
Segundo o Sebrae, 80% das micros e pequenas empresas fecham nos primeiros cinco anos, muitas vezes por falta de planejamento estruturado.
Confere algumas dicas bem simples que podem te ajudar:
Leia outras colunas da Cris Silva
Revisão de orçamento
/// Faça uma análise detalhada das finanças, ajuste orçamentos e corte despesas não essenciais.
Monitoramento contínuo
/// Mantenha-se informado sobre as políticas públicas e econômicas que podem afetar seu setor, especialmente no que diz respeito a impostos e incentivos.
Apoio local
/// Considere colaborar com outras empresas locais para criar uma rede de apoio mútuo, compartilhando recursos e estratégias.
Inovação no atendimento
/// Invista em formas alternativas de atendimento e parcerias com outras empresas para criar pacotes ou combos.
Parcerias com fornecedores
/// Manter uma boa relação pode assegurar melhores condições de pagamento e fornecimento.
Ajuste de estoque
/// Baseado nas novas previsões de demanda, ajuste seu estoque para evitar desperdícios e garantir que você tenha produtos essenciais em mãos.
Escuta ativa
/// Diante das dificuldades enfrentadas pela população, esteja atento às novas necessidades e expectativas dos seus clientes. Ofereça um atendimento personalizado e compreensivo.
Ações sustentáveis
/// Se possível, incorpore práticas sustentáveis ao seu negócio. Isso pode ser um diferencial competitivo, especialmente em um cenário onde a recuperação ambiental pode ser valorizada.
Contribuição para recuperação
/// Participe de projetos de reconstrução ou ofereça serviços e produtos com desconto para aqueles que foram afetados pela enchente.
Espero que essas dicas te ajudem a elaborar um bom planejamento para o segundo semestre. Reflita e coloque-as em prática!
Já que, segundo a Tatiane Zago, gestora de projetos de varejo do Sebrae RS:
— Um segundo semestre bem planejado é fundamental para os pequenos negócios, pois permite enfrentar desafios com resiliência, aproveitar oportunidades de crescimento e garantir a sustentabilidade a longo prazo.
Recado da Cris
“Desistir não é a solução enquanto houver caminho a seguir.”
Leia também: Conexão Sertaneja | Zezé Di Camargo já disse não para Gusttavo Lima
COMENTÁRIOS
Ao enviar seu comentário você automaticamente concede AUTORIZAÇÃO para utilizar, reproduzir e publicar sua imagem e comentário, incluindo o conteúdo das suas declarações e opiniões, através de qualquer meio ou formato, em veículos de comunicação integrantes do GRUPO RBS.