Tem uma frase que amo, e diz assim: “Muito cuidado com o que você deseja, porque você pode conseguir”. Ela serve como uma luva para nossa personagem. Quando li a história, pensei em quantas vezes ela desejou ter a própria renda, ter sucesso nas suas criações e, mais, conseguir a independência financeira.
E ela conseguiu. Com vocês, Milena Siebem Santiago, moradora da Capital e proprietária da Milena Biscuit.
FOI ASSIM
“Minha história com o biscuit teve início em 2007, quando conheci essa arte. Antes, tinha me aventurado com artesanato em velas de cera, cestaria com jornal e até bijuterias com miçangas. Mas foi o biscuit que me conquistou. Não tinha ninguém para me ensinar, então, comprei umas revistas, alguns materiais e comecei fazendo minha própria massa. Comecei fazendo algumas peças de pedidos que, aos poucos, fui recebendo.”
TIVE QUE ESCOLHER
“Até o nascimento da minha segunda filha, eu ainda conciliava artesanato com o trabalho formal. Mas, com a chegada da pequena, me obriguei a ficar em casa, fazendo minhas encomendas. Era uma rotina de cuidados da casa, filhos e marido – eu ainda estava casada. Incrivelmente, com a chegada da pandemia, meu trabalho com o biscuit deu um salto enorme. Os pedidos triplicaram, e tive a certeza de que poderia viver só da arte.”
INDEPENDÊNCIA
“Hoje sou separada, sustento a casa, dois filhos e o cachorro apenas com a renda do biscuit. Meus filhos são João Gabryel, 10 anos, e Antônia, cinco anos. A minha relação com o biscuit hoje é puro amor. Me apaixono por cada peça feita, e muitas não quero nem entregar, de tão lindas que ficam. Cada desafio que aparece me fortalece mais.”
MEU TRABALHO
“As pessoas me procuram, de modo geral, porque foram em alguma festa que tinha meu biscuit, viram na casa de algum conhecido ou nas publicações das redes sociais. As vendas estão indo bem, então, hoje, só consigo trabalhar por encomenda. Difícil ter peças a pronta entrega. Tenho clientes fiéis de anos e ainda envio para todo o Brasil. Já enviei meus produtos também para fora do país, como Estados Unidos e Portugal.”
OS DESAFIOS
“O maior desafio é trabalhar em casa. É bem cansativo conciliar clientes, compra de materiais, filhos, escola, médico e trabalho doméstico. E ainda fazer as pessoas entenderem que não é porque trabalho em casa que estou disponível o tempo todo, 365 dias por ano e 24 horas por dia. Mas não reclamo, porque eu repetiria cada passo para chegar onde cheguei.”
DAQUI PRA FRENTE
“Meu voo ainda não acabou, e minhas insistência, paciência e teimosia de não desistir vão me levar muito mais alto.”
VEM SE CONECTAR
Você é empreendedora? Gosta de se conectar com outras mulheres que estão nessa aventura de empreender? Então, eu te convido para entrar na Barcca. Um grupo criado para incentivar essa troca e divulgar o trabalho das mulheres. Clica aqui e te conecta com a gente!
RECADO DA CRIS
“Não pare até se orgulhar de você.”
COMENTÁRIOS
Ao enviar seu comentário você automaticamente concede AUTORIZAÇÃO para utilizar, reproduzir e publicar sua imagem e comentário, incluindo o conteúdo das suas declarações e opiniões, através de qualquer meio ou formato, em veículos de comunicação integrantes do GRUPO RBS.