A história de hoje é daquelas que dá gosto de contar. Aliás, se você tiver sugestões de mulheres empreendedoras que merecem estar aqui na coluna, me mandem. O e-mail é cristiane.silva@gruporbs.com.br, vou adorar receber!
Mostro para vocês o trabalho da Claudia Adriana Andrades de Lima, 52 anos, moradora do bairro Restinga, em Porto Alegre. Graças à sua paixão pelo crochê, criou a Econature, uma marca que, além de produzir maravilhas com materiais que são descartados na rua, também conta com uma turma de ajudantes especial. Com vocês, a Bida, como é carinhosamente chamada.
FOI ASSIM
Aprendi crochê aos seis anos. Foi com a minha bisavó, ao lado do fogão à lenha, e, confesso, foi amor à primeira vista. Desde então, não parei mais, mas fazia peças em casa. Já trabalhei no RH de uma empresa, depois fiz curso de cabeleireira e trabalhei muitos anos na área até ganhar minha filha e surgir um problema cardíaco, que me fez parar de trabalhar porque não poderia lidar com produtos químicos. Foi aí que lembrei que sabia fazer crochê e que isso poderia ser minha renda.”
O COMEÇO
“Um dia, uma amiga que mora em Florianópolis mandou uma foto de um biquíni de crochê. Eu olhei e me desafiei a produzir. Amei fazer. Foi aí que comecei a criar peças de roupas, sempre no crochê e com a ideia de ajudar a natureza, porque trabalho com fios residuais. Na rua, tem muita coisa que serve de matériaprima. Um aro de bicicleta, por exemplo, virou a base para um balanço.
TURMA ESPECIAL
“O projeto ‘Eco do Bem’ surgiu de forma muito especial. São crianças da minha rua que estavam com tempo ocioso. Um dia, chamei três delas para participarem de uma tarde comigo e aprender a fazer artesanato reciclado. Elas amaram, e eu, também. Hoje, tenho 11 crianças nas oficinas de crochê, artesanato e brincadeiras. Aqui, eles aprendem e instruem a família a reciclar.”
DAQUI PRA FRENTE
“Tem uma frase que carrego comigo: ‘Trabalhe com o que ama fazer, e ele nunca será trabalho, e, sim, prazer’. Daqui para frente, quero concretizar meu sonho de ter uma loja móvel, que possa mostrar minha arte em crochê para mais pessoas, e claro, continuar o projetinho Eco do Bem.
Para conferir o trabalho da Bida, entra lá no insta @econaturecroche.
RECADO DA CRIS
“O que valoriza o seu trabalho é o ânimo e a atenção que se usa para realizá-lo.”
COMENTÁRIOS
Ao enviar seu comentário você automaticamente concede AUTORIZAÇÃO para utilizar, reproduzir e publicar sua imagem e comentário, incluindo o conteúdo das suas declarações e opiniões, através de qualquer meio ou formato, em veículos de comunicação integrantes do GRUPO RBS.