Em épocas de quarentena quem tem criatividade é rei / rainha! Ficar em casa com as crianças, 24 horas, e ainda fazer todas as tarefas domésticas é uma bela prova de paciência e autocontrole.

Mas é também uma das melhores oportunidades para momentos únicos de brincadeiras e descobertas. Na real, a gente vive dizendo que não tem tempo para nossas coisas então, que a gente faça do limão uma deliciosa e inesquecível limonada.


Aqui em casa, a rotina mudou um pouco. Meu marido é produtor musical e compositor e já trabalhava em casa, no seu estúdio. Mas eu, estou apresentando meu programa na rádio 92, o Conecte das 9 horas ao meio dia, da minha casa. Que bom que a tecnologia evoluiu e nos permite essas adequações.

O Matheus, meu filho de 2 anos, está em casa direto porque a escolinha está cumprindo as normas e parou as atividades. Os meus enteados também estão sem aula, então é a turma toda junta o dia todo. Os meninos “mais velhos”, o João e o Tuti, de 16 e 12 anos, respectivamente, se revezam entre séries, filmes e videogame.

O Teteu, tem suas preferências; massinha de modelar, bolinhas de sabão, futebol, motoca no pátio, procurar formiga na parede, brincar de carimbo e etc… e eu resolvi incluir outras atividades na rotina dele, tornando-o meu maravilhoso ajudante.

Ele coloca a roupa no cesto para estender, me alcança o prendedor, lava o pátio comigo, tira o pó das coisas, claro, tudo do seu jeitinho.Esse momento de confinamento é, na verdade, uma ótima oportunidade para estreitar laços entre pais e filhos.

Essa semana estava ouvindo a entrevista de uma pedagoga e ela falava do quanto podemos aprender e criar nesse momento onde precisamos estar em casa. Ela sabiamente dizia que não vale a pena lutar com o mundo das telas pois é uma característica do mundo de hoje.

Mas tudo pode ser bem dosado para garantir equilíbrio. Brincadeiras antigas, fora da época da tecnologia, e exercícios de organização da rotina podem ser uma boa opção para fazer a meninada se movimentar nessas que são circunstâncias desafiadoras.

Aqui em casa, a gente estipulou uma rotina diária com os horários para sono, alimentação, banho e brincadeiras.

Dica:

E falando em brincadeiras eu compartilho com vocês o instagram da Estefi, ela é artista, faz maravilhas com meia duas de canetinhas e papelão. Que vocês se inspirem e consigam se divertir com as crianças.
Segue lá @blog.estefi.machado

Encerro a coluna de hoje desejando para vocês serenidade para enfrentar esse momento. Que tudo passe logo e que no futuro a gente lembre só das coisas boas que tivemos; das brincadeiras, e dos dias grudados em quem a gente ama.

Pérola

– Deus criou o mundo em seis dias. E no sétimo dia Ele fez o quê?
– Ele morreu.
– Não, ele descansou.
– É a mesma coisa. Porque minha mãe falou que só vai descansar quando morrer.

(Laura, 6 anos)

Clique aqui para curtir a nossa página no Facebook!