Quem nunca falou isso na vida?! Pois, lá em casa, entramos nessa. Matheus, meu filho de dois anos começou a fase do “não quero comer”. Logo ele que sempre foi um comilão e, por isso, recebeu o carinhoso apelido de draguinha.

Mas enfim, completou dois anos de idade e parece que o apetite sumiu. Lá fui eu atrás de explicações e bingo! É exatamente nessa fase que a a vontade de comer desaparece. Mas claro que tem um motivo e eu aproveito para compartilhar com vocês essa e outras dicas bem legais.

É a fase!

Segundo a nutricionista Cristiane Ferreira, especialista em nutrição materno infantil, à partir dos 2 anos as crianças têm necessidades calóricas menores do que quando bebês. Como diminui a velocidade de crescimento, diminui também a necessidade calórica, por isso, também diminui o apetite das crianças. Essa fase pode ir até uns 4 ou 5 anos.

O que mais pode ser?

Cristiane ainda lembra que é importante observar alguns detalhes;

–  Sempre dar um intervalo de pelo menos 2 horas entre uma refeição e outra para dar tempo da criança sentir fome.
–  Criança que acorda muito tarde acaba tendo um grande problema nas refeições, principalmente no almoço.
–  Cuidar para que a hora das refeições não seja de brigas nem chantagens.
–  É importante dar um tempo para a criança comer, eles comem lentamente.
–  Não forçar a comer tudo, servir em pequenas porções e dividido por comida.
– Sempre que der, colocar a criança para comer à mesa.
– Manter uma rotina para comer.

Não desista tão fácil

Eu amei essa dica da minha xará. A introdução alimentar precisa ser lenta, aos poucos, então é importante apresentar no mínimo 10 vezes o alimento para a criança.

Todos os dias o mesmo alimento, mas de formas diferentes, por dez dias seguidos, por exemplo: se for uma cenoura, um dia vai ser ralada, no outro cozida, no outro com carne. Isso, pra que ela consiga sentir os diferentes sabores, texturas e aromas diferentes.

Sinal de alerta

Quando a criança passa muitos dias sem querer comer, quando fica recusando os alimentos o tempo inteiro, fecha a boca para comer, não quer sabe de provar, não aceita ou escolhe somente alimentos de uma cor, é aconselhável dividir com o pediatra ou nutricionista.

Pérola

Titia, o amigo do um pai morreu, sabia?
– Nossa, Nicole …e ele ficou triste?
– Não, ele só morreu mesmo.
(Nicole, 4 anos)

Leva pra dançar

Todas as sextas-feiras de Março vão ser de muita música e animação no BarraShoppingSul. Hoje, dia 06 de março, quem diverte os pequenos é o Bob Bopsin. Nos dias, 13, 20 e 27, a animação é do Grupo Aquarela.
A entrada é gratuita! Em caso de chuva, o evento será cancelado.

Serviço:

O que: Barra Music Kids
Horário: das 18h30 às 19h30
Local: BarraCadabra
Entrada Gratuita

Clique aqui para curtir a nossa página no Facebook!