Alguém aí já ouviu falar sobre a técnica de customização tie dye? Na tradução do inglês para o português, significa “amarrar e tingir”, uma explicação breve do que vou apresentar hoje. A maioria, certamente, vai encontrar uma peça escondidinha no guarda-roupa que, por algum motivo, caiu no desuso. Transformar ou customizar roupas nos permite renovar looks sem gastar muito dinheiro e ainda traz a possibilidade de dar um toque exclusivo às produções. Por isso, trouxemos a famosa técnica como inspiração para que todos possam testar em casa e, quem sabe, até gerar uma renda extra!
O passo a passo é por conta da artista plástica porto-alegrense Ana Aita, 53 anos, que trabalha desde 2012 com a produção de peças em sua residência.
– Sempre gostei de moda e adoro reinventar – diz.
Materiais usados: separe item por item
/// Uma camiseta branca básica comprada no supermercado por cerca de R$ 18.
/// Três tubos de corante para tecido de 40 gramas em rosa, amarelo e laranja. Cada unidade custa, em média, R$ 3 e pode ser usada mais de uma vez.
/// Sal de cozinha para obter melhor fixação da cor no tecido.
/// Cordão e tesoura.
Passo a passo para fazer em casa
1º) Amarre a camiseta em duas partes, coloque dois dedos d’água em uma panela de tamanho médio, uma colher de chá de sal e meio tubo de tinta. O segredo é misturar até ferver para diluir todas as bolinhas que podem manchar o tecido.
2º) Depois de ferver, desligue o fogo e coloque parte da camiseta dentro da panela por poucos minutos. Somente o necessário para o tingimento!
3º) Após retirar a camiseta do preparo, deixe-a escorrer levemente na água fria – pode ser na torneira da pia para trazer um efeito dégradé.
4º) Repita o passo 1 para cada cor usada e respeite as amarrações para que as tonalidades tenham sintonia depois de finalizadas.
5º) Finalize colocando a peça na máquina de lavar para centrifugar. Pronto!
Teste, invente
Use a criatividade, aposte em uma única cor – ou em várias! – para que a peça tenha a sua cara. É possível ampliar a técnica para além do guarda-roupa, aplicando-a em capas para almofadas, jogos americanos ou ecobags. Divirta-se!
#LookDaMariAraujo
Ver essa foto no InstagramUma publicação compartilhada por Mari Araújo (@mariane.araujo) em
Adorei entrar na onda do tie dye e aproveitei para experimentar um vestido feito pela Ana. Fluido, despojado, apropriado para usar com tênis ou sandália flatform (de salto reto), é perfeito para uma ocasião informal.
COMENTÁRIOS
Ao enviar seu comentário você automaticamente concede AUTORIZAÇÃO para utilizar, reproduzir e publicar sua imagem e comentário, incluindo o conteúdo das suas declarações e opiniões, através de qualquer meio ou formato, em veículos de comunicação integrantes do GRUPO RBS.