Nessas minhas andanças entre trabalho, casa e passeios com a família eu me deparo com muitas situações que gosto de compartilhar com vocês aqui na coluna.  
Essa semana, estávamos eu e o Teteu, num shopping de Porto Alegre, circulando pelos enfeites de Natal, do meu lado uma criança encantada com as árvores e a mãe atucanada querendo ir embora. Ela gritava o nome da menina incessantemente…Lígiaaaaaa! A Lígia, devia ter uns 4 anos e nem bola dava para os berros da mãe. Os olhos estavam atentos para o trenó gigante montado bem no meio do shopping. 

Eu dividia a atenção entre o Teteu, se pendurando nas correntes que estavam delimitando a área, e a menina que teimava em ficar ali. De repente, a mãe berrou: 

– Ahhh, tudo bem! Fica aí sozinha que o Papai Noel já tá chegando e tu vai ver só!!! 

Bastou! A menina olhou rapidamente para a mãe, arregalou os olhos e saiu correndo em direção a porta do shopping. A mãe me olhou, deu uma risada e disse, “ela tem medo do Papai Noel”. 

Eu confesso que até entendi a tentativa da mãe, na correria, louca de pressa e sem mais argumentos foi o que apareceu na hora, assustar a menina com o bom velhinho, só que fiquei com pena da Lígia.  

Eu acho o natal uma data tão linda, cheia de encanto, é momento de família reunida, de esperança, renovação, a criançada se encanta com as luzes, com toda magia que traz essa época e o Papai Noel é a cereja do bolo.  
Mas também compreendo a desconfiança de algumas crianças com a figura do Noel, não é todo dia que a gente encontra um barbudo, com saco gigante nas costas, vestido com roupa vermelha, cinto e botas até o joelho em pleno calor de trinta graus. Ok, é a tradição. 
Nos resta explicar e tornar essa relação criança-Papai Noel a mais tranquila possível. Mas nem sempre é assim e, muitas vezes, a criançada foge do bom velhinho que nem o diabo da cruz. 
Teteu, meu filho, até o ano passado foi no colo do Papai Noel e até puxou a barba do velhinho mas ele era bebê e não tinha a noção que tem hoje, com quase dois anos. Esse ano vai ser diferente e eu estou tão curiosa para saber como vai ser a reação dele quando ver o Papai Noel… 

E se ele tiver medo? Se ele não quiser ir no colo do Noel? Se chorar? Se travar na fila pra foto com o Noel?  

SEM FORÇAR A BARRA

Eu conversei com a psicóloga Andrea Russowiski e compartilho com vocês algumas dicas simples para enfrentar essa situação, caso ela chegue.  

O primeiro passo é respeitar a vontade da criança. Se ela não quer ir com o Papai Noel, não force. A gente precisa lembrar que a figura do Papai Noel é cercada de “mistério”, de que ele entra na casa da gente, de noite, entra pela chaminé, essa fantasia muitas vezes a criança não compreende fácil.  

É importante lembrar também que o Papai Noel, muitas vezes, representa uma figura punitiva; “agora tu vai entregar o bico pro Papai Noel”“no Natal tu vai dar o paninho pro Papai Noel”“se tu não te comportar o Papai Noel não vai te dar presente” 

Todas essas ameaças as crianças vão guardando e acabam criando uma imagem do que o Papai Noel representa. Segundo Andrea, o ideal é preparar a criança ao longo de todo ano, envolver e familiarizar a fantasia do Natal e do Noel nos meses anteriores a dezembro, contando sobre a data, o que significa, quem é o Papai Noel e o que ele simboliza e, claro, ouvir o que a criança pensa, em que ela acredita. 

PÉROLA

Mamãe, Finados comemora o dia dos finos? 
(Luiza, 6 anos) 

DICA DA CRIS

A minha dica é para quem se encanta com a magia do Natal Luz de Gramado. Pela primeira vez o espetáculo chega a Porto Alegre, com versões menores, mas dos mesmos shows que acontecem na Serra Gaúcha. As apresentações acontecem amanhã e domingo, das 14h às 20h no Shopping Praia de Belas.  
A programação conta com a Trupe de Natal, Orquestra de Violões de Gramado, e o  Coral da Árvore Cantante, a árvore mais tradicional de Gramado, com o tradicional coros composto de 24 vozes.  
Além dessas, outras duas atrações do Natal Luz  chegam à capital: a Orquestra Sinfônica de Gramado e A Lenda do Bosque de Natal, e ainda o pocket do Desfile “A Magia do Noel”, apresentando personagens, músicos, acrobatas e malabaristas, tudo com muita interatividade. 

Clique aqui para curtir a nossa página no Facebook!