Tem dias que a nossa pele não está em suas melhores condições, as vezes por conta da alimentação, algumas espinhas também podem incomodar ou então não está hidratada como deveria, contudo nem sempre temos a oportunidade de recorrer a algum tratamento estético mais profissional. Para isso, opções caseiras e orgânicas são uma ótima saída, além de serem mais ecológicas, também são feitas de ingredientes super acessíveis para o nosso bolso. Conheça 5 máscaras caseiras orgânicas e aprenda suas receitas!

1 – Máscara Esfoliante de Café

A esfoliação é uma parte importante dos cuidados com a pele, pois retira a camada fina de pele morta e traz de volta todo o seu brilho. Agora, geralmente usamos cremes e sabonetes os quais utilizam mini partículas plásticas para este efeito, o que acaba prejudicando o nosso eco-sistema, já que esses fragmentos vão para o oceano e acabam interferindo na saúde de animais marinhos. Então para diminuir este problema e ainda assim continuar tratando a nossa pele, a  esfoliação de café é uma excelente alternativa, pois o café é um ingrediente natural!

Receita:

  • Coloque 1 ou 2 colheres (de sopa) de pó de café em um recipiente, depois misture 1 colher (de sopa) de leite, a consistência não pode estar líquida demais, é preferível que esteja mais cremosa. Aplique e espere 20 minutos até a máscara secar no rosto. Na hora de retirar a máscara é muito importante que seja realizada a esfoliação para que o efeito seja mais eficaz, então massageie o rosto ainda com o café (umedecendo com água) até sentir que foi esfoliado por inteiro.

Obs: Pode ser usada para esfoliação de todo corpo, além disso, pode ser reutilizado os resíduos da borra de café, ao invés de pó novo, na máscara.

2-Máscara Hidratante de Mel e Açúcar

Utilizamos o mel de diversas formas para trazer benefícios à nossa saúde, em alimentos, bebidas ou até mesmo em remédios, todavia a utilidade do mel não para por aí, ele também contém diversas qualidades hidratantes para a nossa pele, desde as cútis mais secas até as mais oleosas, dermatologistas afirmam que isso é recorrente às partículas de açúcar do mel, que não permitem que a água saia da nossa pele, assim deixando-a mais hidratada. Portanto a máscara de mel é uma ótima escolha para hidratação natural, além de também ser uma opção esfoliante por conta do açúcar.

Receita:

  • Misture em um recipiente 1 colher (se sopa) de mel e 1 colher (de sopa) de açúcar, aplique no rosto e deixe agir por 20 minutos. Retire a máscara massageando o rosto e umedecendo com água.

3- Máscara Anti-Olheiras de Abacate e Aveia

De vez em quando acabamos com o aparecimento de olheiras na região dos olhos, isso acontece porque a pele dos olhos é mais fina do que no resto do corpo e os pequenos vasos sanguíneos que temos nessa região ficam mais aparentes. Entretanto existem outros fatores que acarretam no aparecimento das olheiras, como por exemplo, o cansaço, o excesso de maquiagem, hábitos alimentares não muito saudáveis, causando a falta de minerais. Nestes casos, o abacate e a aveia podem ajudar bastante, pois o abacate contém as vitaminas A, C, E, K, vitaminas B e sais minerais como o Potássio, Magnésio, Ferro e Cálcio, descongestionando os vasos capilares, além de possuir óleos hidratantes. A aveia por outro lado, tem propriedades calmantes e suavizadoras.

Receita:

  • Em um recipiente amasse a metade de um abacate, depois adicione 3 colheres (de sopa) de aveia, misture e amasse bem até formar uma pasta, então aplique na região abaixo dos olhos e espere 20 minutos. No momento de retirar use água corrente. Quanto mais vezes seguidas utilizar a máscara, mais eficaz será o efeito.

4- Máscara Contra Acne e Anti-Idade de Banana

A banana é uma fruta formada de muitas fibras, contém vitaminas como a B1, B2, B6 e vitamina C, rica em potássio e minerais como cálcio, magnésio e ácido fólico. Ela contém muitos benefícios antioxidantes, por isso a máscara de banana é eficaz contra as rugas e ajuda bastante no problema da acne, tratando a oleosidade dos poros.

Receita:

  • Amasse bem a metade de uma banana em um recipiente, depois misture com uma colher (de chá) de bicarbonato de sódio. Aplique no rosto e deixe agir por 20 minutos. Na hora de retirar, massageie e lave com água.

Atenção: se perceber alguma irritação ou reação alérgica na pele, a máscara deve ser retirada imediatamente.

E aí, gostou de alguma? Lembre-se que para uma pele saudável é muito importante consultar um dermatologista regularmente e SEMPRE usar o filtro solar!

Clique aqui para curtir a nossa página no Facebook!