Qualquer tipo de fio sempre requer uma rotina de cuidados: nutrição, hidratação e reconstrução. Entretanto, há técnicas feitas especificamente para os cabelos afro cacheados e crespos.

Para falar sobre o assunto com propriedade, perguntamos para a estudante de Direito, Jéssica Araújo, sobre o que melhor se adapta aos fios afro.

Jéssica Araújo (Reprodução: Instagram)

 

“Óleos são os melhores amigos dos cabelos afros… Recomendo umectação de noite”, afirma Jéssica.

  – Pra quem não sabe, umectar  é mesmo que umedecer os cabelos. Pode ser feito com óleos ou outro tipo de produto específico para hidratação.

O cabelo afro, por ser constituído de pequenos cachos e ser mais denso, acaba ficando ressecado, pois a oleosidade do couro cabeludo não atinge as pontas dos fios. Por este motivo é necessário manter a hidratação em dia.

Na hora de lavar os cabelos, os shampoos perolados são a escolha mais adequada, por que tem mais qualidades hidratantes que os shampoos transparentes. Depois para pentear e manter a definição dos cachos, é recomendado usar cremes de pentear, ativadores de cachos, géis de modelagem e, para secar, o uso de um difusor (o difusor é uma peça que se acopla ao secador de cabelo, feito para secar os cachos sem tirar a definição).

Hidratações caseiras também são uma ótima alternativa. A estudante recomenda hidratações com babosa, ou hidratação de amido de milho com creme de leite: “Eu faço e aprovo”, garantiu.

Receitinha da Hidratação de Amido e Creme de Leite:

  • Amido de milho
  • creme de leite
  • mel
  • qualquer creme branco capilar (condicionador, por exemplo)
  • água

Misture 1 colher de amido de milho para cada 1 copo de água, até virar uma “água branca” e leve ao fogo. Quando virar um mingau, acrescente à uma hidratação qualquer (creme capilar branco) e por fim, adicione 2 colheres de chá de creme de leite e 1 de mel. Pronto, agora só colocar nas madeixas e deixar agir.


(Reprodução: Instagram – Brenda Catani Fotografia)

Cacheadas e crespas, seus cachinhos são lindos, vamos cuidar deles com muito amor! ?

Clique aqui para curtir a nossa página no Facebook!