O Encontro com Fátima Bernardes da última quinta-feira, 13, deu o que falar!
Visualizar esta foto no Instagram.
A atriz e youtuber, Kéfera Buchmann, convidada do programa, rebateu o rapaz da plateia que “tentou” dar seu ponto de vista sobre o tema em questão: a quarta onda do feminisno.
Atrapalhado e despreparado para debater sobre o assunto, Wallace falou que o feminismo é “muito bonito no papel mas na prática era diferente” e deu exemplos:
“Na teoria, elas falam: ‘nossa, temos que respeitar, tem que ser isso, tem que ser aquilo’, mas na prática começam as agressões. Isso, por exemplo, foi numa rede social: um cara falou assim, ‘Sou trabalhador, carrego um monte de cimento, sou muito mais forte que as mulheres”.
E ainda acrescentou:
“Elas deveriam me valorizar’. Parece que ele mexeu com uma colmeia, veio um bando de mulheres para falar: ‘Você mexeu com uma, mexeu com todas, quero ver se você é macho, o suficiente’. Ele automaticamente excluiu a rede social. Isso é uma opinião dele”
Fátima também questionou a opinião do rapaz sobre os direitos entre homens e mulheres:
“Não, não são iguais. Quando elas falam, assim, em assédio, reivindicando os direitos, acho isso tudo bem”
Kéfera, um pouco irritada, pede para que o rapaz “explique mais” e ele continua:
“Salários diferentes para a mesma função, não concordo. Elas brigando por isso, tudo bem”
Após relatar uma situação em que, segundo ele, o feminismo passou dos limites, Kéfera se posiciona:
“Wallace, o que você está fazendo é mansplaining, que é o homem explicar o feminismo para a mulher. Não é necessário, a gente sabe muito bem o que é feminismo, e a gente entende o seu ponto de vista, só que é desnecessário”.
Wallace até tentou interrompê-l, mas ela seguiu rebatendo lindamente:
“Agora você está manterrupting, que é quando você tenta interromper uma mulher explicando feminismo pra vocês. Wallace, entenda. Não é o seu lugar de fala. Você pode ouvir, complementar e nos respeitar, você não tem que ensinar para a gente”.
(Reprodução/Globo)
Para tentar amenizar o “climão” no programa, a apresentadora falou sobre a importância de haver discussões sobre o assunto polêmico:
“É importante ele falar porque muitas pessoas pensam assim. Que o feminismo é viável apenas no papel, e que no dia a dia ele não seria viável”
O insistente Wallace, tenta interromper novamente, mas desta vez foi Fátima que pediu “só um minutinho” ao rapaz.
“Quando a gente fala em feminismo e igualdade de direitos é, em vários aspectos, nas oportunidades, na questão do salário, na questão do respeito às nossas posições”, declarou.
Nas redes sociais, a youtuber explicou sua discussão com o jovem e repetiu:
“Homem ensinar feminismo não é lugar de fala.”
Ela nos representou muito bem, né? #GIRLPOWER!
Clique aqui para curtir nossa página no Facebook!
COMENTÁRIOS
Ao enviar seu comentário você automaticamente concede AUTORIZAÇÃO para utilizar, reproduzir e publicar sua imagem e comentário, incluindo o conteúdo das suas declarações e opiniões, através de qualquer meio ou formato, em veículos de comunicação integrantes do GRUPO RBS.